CRM 2011 – Mapeamento de Atributos


Em alguns casos precisamos adicionar alguns atributos de uma entidade para outra, assim que o relacionamento for realizado. Para isso, podemos usufruir  da excelente ferramenta nativa do CRM, o Mapeamento de Atributos!

Mostrarei através de um exemplo que envolve clientes potenciais e contas, criei um atributo chamado “CNPJ” nas duas entidades, o importante é serem do mesmo tipo de dados e tamanho. Depois adicione os atributos nos formulários. (Não esqueça de Publicar a Solução!)

Informações relevantes para os mapeamentos:

  • Somente podemos mapear atributos do mesmo tipo, com o mesmo ou maior tamanho;
  • Só funciona na criação dos registros relacionados, com isso não existe sincronismo, caso o registro pai tenha algum atributo alterado, os registros filhos mapeados não serão alterados;

Navegue até a Personalização, expanda a entidade Conta (Pessoa Jurídica) e clique em “Relacionamentos Nx1”, depois abra o relacionamento entre conta e lead:

Vá até o Mapeamento e adicione um novo:

Selecione os atributos a serem mapeados:

Abra um cliente potencial e informe os campos necessários (não esqueça do CNPJ!)

Salve e Qualifique o cliente potencial:

Pronto! Está feito, para isso localize a conta recém-gerada e veja que a informação foi mapeada:

Espero que ajude, algo que levaríamos um bom temos fazendo através de plugins ou workflows, pode ser facilmente resolvido com a ferramenta nativa!

7 comentários em “CRM 2011 – Mapeamento de Atributos

  1. Tiago.

    Venho do Microsoft Dynamics AX e estou começando agora na área de Microsoft Dynamics CRM.
    Achei este seu post no google para atender minha necessidade de após qualificar um Cliente Potencial, enviar o valor preenchido no campo CNPJ da tabela de Clientes Potenciais para o campo CNPJ da tabela de Contatos (Ambos personalizados).
    Com as suas instruções, consegui levar os valores do campo CNPJ de uma tabela a outra, ao qualificar o Cliente Potencial. Porém percebi que após realizar o relacionamento de atributos, a tabela de Contas não está mais executando a regra de não aceitar registros duplicados.
    Peço desculpas se este não for um espaço para dúvidas, mas poderia me ajudar com isto?

    Att

    Fernando Endo

    Curtir

    1. Fernando,

      Pelo que eu lembre realmente este é o comportamento, você poderia colocar a validação no cliente potencial, assim nele já verificaria a existência de outro CNPJ com o mesmo valor, porém para isso terá que customizar ou com JScript ou com um Plugin. Existindo dúvida em como iniciar, peço que use o fórum de Dynamics CRM, assim ajudamos outras pessoas depois e outros além de mim podem propor e dar ideias à você.

      http://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/dynamicscrmpt/threads

      Att,
      Tiago

      Curtir

  2. Tiago e para atualizar campos que são mapeado, tipo atualizo o campo de Conta e quero que em Contato seja atualizado como posso fazer?

    Curtir

    1. Luciana,

      Basta ter o mesmo tipo de campo nas duas entidades e depois criar o mapeamento (obs: as entidades devem estar relacionadas e você deve ter contatos que possuem contas para ela funcionar corretamente)

      []’s,
      Tiago Cardoso

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.