CRM 2011 – Compatibilidade pós Polaris


Pessoal,

Com a vinda do Polaris em dezembro, muitos que utilizam o Dynamics CRM 2011 comemoraram as melhorias e alguns estão com problemas para se adaptarem.

Neste post vou comentar um pouco sobre os prós e contras do Polaris, mas principalmente a preocupação da Microsoft de manter seus clientes satisfeitos (mesmo que nem sempre consiga atingir a plenitude, mas eu vejo um trabalho e compromisso neste quesito).

Quando temos clientes que já fazem uso desde versões anteriores, muitas vezes com várias customizações avançadas, o fator do JScript ainda não funcionar nas novas telas existentes nas entidades COLAC (contact, opportunity, lead, account e case), e ainda, “assuntos” não suportados pelo SDK.

O público citado acima, tende a ser crítico com as novas modificações, pois por usarem em vários momentos o JScript para o enriquecimento da experiência dos usuários e caminharem em “locais não suportados” fizeram com que seu produto não fosse compatível com as novas atualizações do CRM. Vejo estes problemas no formato de um prisma, existem três lados da história, a consultoria que fez customizações não suportadas ou abusou do JScript para resolver problemas que não lhe competiam, o cliente que aceitou, propôs ou não sabe do que estão fazendo em seu CRM e por fim a Microsoft, que de certa forma não deu muita chance para a compatibilidade e funcionamento, a ideia de melhorar a navegação é ótima, desde que não atrapalhe o que eu já tenho.

Porém, sempre tem o outro lado da situação…

Se pensarmos em novos clientes ou clientes que sempre fizeram o uso dentro das funções do SDK, não há o que reclamar, alguns problemas no começo, que foram logo ajustados, e agora usufruem dos benefícios, como o crossbrowser, integração com o Skype e Yammer, melhorias no processo de vendas, suporte ao Bing, entre outros. Até os formulários do COLAC podem ser mantidos na versão anterior do Polaris para que aos poucos possamos treinar os usuários a migrar para o novo formato de tela.

Ao meu ver o crossbrowser foi a “jogada da vez”, com isso abriu-se um mercado que ainda não havia sido explorado, falando de Brasil, quantas empresas privadas não fazem uso de IE e agora podem usar o CRM no Firefox, Chromes ou Safari? É um enorme mercado, segundo a NetMarketShare (http://marketshare.hitslink.com/browser-market-share.aspx?qprid=1) atualmente o mercado de outros browsers beira 50% do total de usuários.

browsers_polaris

*Gostaria de uma atenção especial a dois novos itens que foram inseridos nas Configurações do Sistema:

– Suporte a API do CRM 4, para que funcione o velho “crmForm.all” entre outras funções da API do CRM 4 (se você ainda não fez o upgrade use a ferramenta Microsoft Dynamics CRM 2011 Custom Code Validation Tool);

– Modo de compatibilidade, com o Polaris as páginas estão em HTML5, caso o seu navegador não suporte, desmarque a caixa de seleção.

pospolaris

Agora o que vem por ai? Bom, temos como diretriz a cada 6 meses uma nova release com novas melhorias. Vamos aguardar o próximo release para que o novo visual das telas feitas nas entidades COLAC sejam estendidas para todas as outras entidades, bem como o funcionamento de JScript.

É isso ai pessoal!

Att,

Tiago Cardoso

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.