Há alguns dias atrás um colega de fórum fez criou uma thread perguntando sobre a possibilidade de criar um Workflow que será executado de acordo com a demanda, levando em consideração o perfil do usuário.
Então, resolvi criar um post para esclarecer melhor o assunto. A solução serve para as versões 4 e 2011. Vamos lá…
Vale lembrar que executar um workflow depende de duas variáveis: permissões do workflow e permissões de usuário (direitos de acesso). De nada adiantará ter um workflow disponível para toda a organização se o usuário não pode executar um workflow.
Um workflow pode ser criado no seguintes escopos:

Com isso podemos criar regras de permissionamento que proporcionarão controle total de quem poderá executá-lo ou não. Para continuarmos, cabe uma explicação sobre cada item.
- Usuário: Apenas quem criou o registro poderá visualizá-lo;
- Unidade de Negócios: Unidade em que o usuário do workflow pertence;
- Divisões Primárias e Secundárias: Todas unidades que possuem herança da unidade do usuário do workflow;
- Organização: Todos usuários poderão executar o workflow;
Como já disse anteriormente, é necessária uma combinação entre workflow e direitos de acesso, sendo assim deve ser tomado o mesmo cuidado nas permissões dos usuários, e a flag “Executar Tarefa Fluxo de Trabalho” deve estar marcada:

No exemplo acima, inseri permissões apenas de ler um workflow feito pelo próprio usuário, fato que não seria possível, pois ele não tem permissão para fazer isso, mas se um administrador criasse um workflow e atribuisse a esse usuário ele poderia executá-lo. Notem que não adiantaria criar workflows no escopo Organização que este usuário continuaria não o vendo.
Temos que pensar sempre nos dois pontos (workflow e permissões), mas de resto, basta apenas uma combinação de permissões e a lógica de cada workflow.
Espero que ajude mais pessoas…
[]’s,
Tiago Cardoso
Thiago, boa tarde.
Eu tenho um workflow com quatro estágios, eu preciso que o workflow retorne para um estágio anterior dependendo da ação do usuário.
Ex.: No terceiro estágio do processo o cliente pode ou não aceitar o valor do Budget, caso não seja aceito, o workflow deve voltar para o estágio 1 que é encaminhar a oportunidade para o pré-vendas.
É possível?
Att.,
Rodrigo Cristo.
CurtirCurtir
Rodrigo,
Acho que existem várias maneiras de se fazer isso, a que eu pensei neste momento seria…
Incluir um plugin na entidade que contém o aceite do budget, para caso não seja aceito, você deve procurar pelo workflow e cancelá-lo. A segunda etapa seria criar alguma inteligência para saber em que etapa do workflow você precisa retornar, pode criar alguns bits para, deste modo, poderia criar o mesmo workflow novamente e colocá-lo no passo necessário. Entendeu?
[]’s,
Tiago Cardoso
CurtirCurtir