R.I.P. Microsoft Dynamics CRM

Olá pessoal,

Em meu post anterior, escrevi sobre o mundo de coisas novas que teremos com o Dynamics 365, além disso, deixei um pouco de minhas opiniões no final. Porém, é hora de reconhecer…

Com o lançamento oficial no próximo dia 1 de novembro de 2016 e a divulgação das funcionalidades do Microsoft Dynamics 365, a Microsoft também está atualizando todo o conteúdo público…

Neste aqui, veio a decisão de unificar definitivamente o AX e CRM em uma única plataforma!

Deste modo, agora é possível “cravar”! O Microsoft Dynamics CRM, assim como o conhecemos deixará de existir neste mesmo dia! Não apenas o CRM como também o AX…

Dynamics365Portfolio

Novamente digo que isso não representa o final da trilha para empresas que utilizam e especialistas do Dynamics CRM. Por “debaixo do capô” do Dynamics 365 temos nada menos que 60-70% (minha avaliação) de que tudo que entendemos como Dynamics CRM!!! Todas as novas aplicações e funcionalidades aparecem de forma agregadora e não disruptiva ao que já estamos acostumados! Por tanto, menos pensamentos negativos e mais empolgação!

Como também já disse, a atualização para quem já possui o CRM Online será de forma natural, como uma simples atualização da mesma forma que fizemos em versões anteriores do CRM.

Muito parecido ocorrerá para clientes OnPremises, que poderão atualizar para o Dynamics 365. Em relação aos suportes das últimas versões (CRM 2015 e 2016), estas continuarão até 2020 e 2021 respectivamente, ou seja, 5 anos após o lançamento, algo que sempre a Microsoft oferece para suas soluções.

Inicialmente teremos duas versões:

  • Microsoft Dynamics 365 Business: no início terá apenas a aplicação de Finanças, mas no segundo trimestre de 2017 terá as aplicações de Vendas e Marketing.
  • Microsoft Dynamics 365 Enterprise: terá as aplicações de Operações, Vendas, Marketing, Atendimento ao Cliente, Serviços de Campo e Automação de Projetos.

Ligando os pontos em relação as aplicações/módulos em comparação com o AX e CRM…

Quando falam das aplicações de Finanças e Operações, estão falando do AX.

Quando falam de Vendas, Marketing, Atendimento ao Cliente, Serviços de Campo e Automação de Projetos estão falando do CRM.

Em resumo, o nome muda mas toda as formas de configuração, customização e extensões continuam as mesmas!

Vale lembrar que ambas versões já possuem todas as funcionalidades de inteligência (Machine Learning e Cortana), PowerApps e Microsoft Flow.

Ainda há um caminho longo e pouco explorado para tirarmos outras conclusões. O que posso dizer é que falta muito pouco para tudo isso virar realidade. Assim “aperte os cintos” que um mundo novo está chegando!!!

#GoDynamics!

[]’s,

Tiago Cardoso

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, almost of this time using Microsoft Dynamics CRM/365 as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (Brazil) in 2012. I really love what I do! Technology has been my interest since always. Even in a tool different world of the current. When we didn't have internet, tablets, smartphones e social networks! Although I have worked in some roles, I can't give up "the developer life". Even so far of the greatest developers. Development in general is the thing that I love to work! I started my contributions about Dynamics in 2010. At the beginning, I used to help at MSDN and TechNet forums. But now, I'm dedicating all my time in my personal blog! Currently, I have the enormous honour of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM/365 product. I have been receiving the award since 2012.
Esse post foi publicado em Dynamics 365, Dynamics CRM e marcado , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para R.I.P. Microsoft Dynamics CRM

  1. Flávio disse:

    Gostaria de saber aonde consigo mais informações para entender mais sobre o Dynamics 365.
    Parece que pedem um mínimo de 5 usuários e não sei como está a adaptação do 365 para o Brasil e será oferecido logo de cara.
    Estou buscando um sistema para empresa pequena e talvez o D365 me atenda.

    Obrigado

    Curtir

    • Olá Flávio,

      A única aplicação que precisa de um número mínimo é a Operações (AX), as demais não possuem limite mínimo. Veja aqui:

      https://blogs.technet.microsoft.com/uspartner_learning/2016/10/16/introduction-to-microsoft-dynamics-365-licensing/

      []’s,
      Tiago

      Curtir

      • Flavio disse:

        Obrigado Tiago.

        Pelo que pude ver nas pesquisas que fiz é que a versão que procuro é a Business, mas ela não foi lançada no Brasil ainda.
        Você tem alguma informação sobre esse produto?
        Você é desenvolvedor da plataforma?

        Curtir

      • Olá Flávio,

        Exato se você quer a versão Business o módulo de Finanças ainda não foi disponibilizado para outros países além de EUA e Canadá. A aplicação/módulo de Finanças era chamada de projeto Madeira, pesquise sobre ele, que encontrará informações relacionadas. Pelo que entende dele, é baseado em outro ERP da Microsoft o NAV.

        Você, pode criar um trial do Dynamics 365 (selecionando EUA ou Canadá) e adicionar o módulo de Finanças:

        https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=789063
        https://www.microsoft.com/en-us/dynamics365/financials

        Atenciosamente,
        Tiago

        Curtir

      • Flavio disse:

        Eu ja havia me inscrito no Madeira na época do lançamento.
        Mas como as coisas la na america do norte sao diferentes daqui, acho que a versão americana nao serve muito….
        Além do que o que eu acho que pode alavancar o uso do D365 aqui serao os apps caso os desenvolvedores brasileiros embarquem. Nao sei exatamente qual nível de integração dos apps com a plataforma mas enfim.. É uma aposta que eu faço.
        E além do D365 Financials ele tera em breve as ferramentas de vendas e mkt para pequenas empresas também o que parece bacana ao comprar com as soluções existentes por aqui.

        Mas valeu novamente… Seguirei acompanhando seu blog sobre esse assunto.

        Curtir

      • Você está certo, a chance do módulo financeiro padrão ser compatível com o mercado brasileiro é remota. As apps realmente irão fazer a diferenças. Você pode dar uma pesquisa no AppSource, talvez já existe algum trabalhando nisso.
        Só não concordo quando você diz sobre as ferramentas de vendas e marketing para pequenas empresas. Veja bem, você está falando dos módulos de Vendas e Marketing do antigo Dynamics CRM. Eles podem ser utilizadas para pequenas e/ou grandes empresas. Existem projetos com mais de 1000 usuários simultaneos utilizando estes módulos :)

        []’s,
        Tiago

        Curtir

      • Flávio disse:

        Você é desenvolvedor? Notei em minhas pesquisas que não há quase nada de material no Brasil sobre o D365.
        O que quis dizer sobre os módulos de vendas e MKT é que as SMBs (empresas de pequeno porte) não possuem muitas opções acessíveis… Então acho que se for bem feito onD365 pode ser um sucesso aqui.

        Curtir

      • Acho que sou Flavio. Nao existe muito material porque eh algo novo. Mas se voce procurar por Dynamics CRM, AX, NAV e Projeto Madeira, encontrara tudo que esta contido no Dynamics 365. Quanto a app de Marketing voce muito correto, pode ser algo que pode mudar bastante em relacao a pequenas empresas! Hoje os ERPs nao possui ou o preco nao eh acessivel. Com o Dynamics 365 a ideia eh ter um CRM fortemente acoplado a ele.

        []’s,
        Tiago

        Curtir

      • Flávio disse:

        Mas você é do Brasil? Eu procurei na AppSource e não tem nenhum desenvolvedor brasileiro la.
        Tomara que o D365 vingue por aqui… pelo mesmo a ideia do sistema achei muito boa e o custo parece interessante para as empresas pequenas.

        Curtir

      • Ola Flavio,

        Sim, sou brasileiro! Na verdade a AppSource tem o objetivo de criar aplicacoes que sao integradas com os produtos Microsoft, sendo assim, nao eh o melhor lugar para encontrar desenvolvedores. Acredito que no futuro possa tem algum app que tenha a tropicalizacao do modulo de financas, se ja nao existe (e se nao existe, otima oportunidade para quem quer! rs). Voce chegou a fazer mais alguns testes? Nos proximos meses saira outra atualizacao, fica atento!

        []’s,
        Tiago

        Curtir

      • Faltou uma informacao, no AppSource voce pode procurar tambem por um Microsoft Partner!

        Curtir

      • Flávio disse:

        Eu não fiz mais testes não.
        Nem a MSFT Brasil tem data de lançamento do D365 Business Edition.
        Então desisti do D365 por hora.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s