Olá pessoal!
Bom quando estávamos começando a acreditar que o Dynamics CRM 365 (lançamento previsto para 1 Novembro de 2016) seria basicamente uma junção de um CRM com o ERP (Dynamics CRM + AX). Eis, que o tiro foi a água… A resposta virá em várias etapas e conclusões minhas.
Bom aí vamos nós…
Já temos um logo (mesmo que não oficial), pode ser visto alguns materiais oficiais:
Depois, algo esperado, um integração entre módulos do Dynamics CRM e AX:
Até aqui, tudo de acordo com o “planejado” em nossas cabeças! Correto?!
Porém, na apresentação oficial, muita coisa muda:
O vídeo é um pouco longo, mas recomendo (e muito) sua visualização.
Indo aos fatos apresentados…
- Não temos mais o conceito de Módulos, na verdade agora são chamados de Aplicações (Apps):
Porém, ao navegarmos nas aplicações fica claro a que o Dynamics CRM e AX foram embarcados dentro da solução!
- Por que mudou o conceito? Porque agora não estamos limitados aos módulos/aplicações nativas, qualquer empresa, pode criar sua própria aplicação e adicioná-la no Dynamics 365!!!
- Para termos a funcionalidade de adicionarmos nossas apps ao Dynamics 365, ganhamos um conjunto novo de ferramentas:
- PowerApps – podemos criar nossas aplicações sem utilização de código, bem parecido como fazemos no PowerPoint e Excel:
- Microsoft Flows – fluxos de trabalho que não necessitam de codificação, damos maior capacidade ao PowerApps:
- Microsoft AppSource – loja virtual como o Market Place onde hospedamos nossa Aplicação:
- PowerApps – podemos criar nossas aplicações sem utilização de código, bem parecido como fazemos no PowerPoint e Excel:
- Para termos a funcionalidade de adicionarmos nossas apps ao Dynamics 365, ganhamos um conjunto novo de ferramentas:
- Temos apps dedicadas para todos os dispositivos (iOS, Android e Windows) que potencializam a integração como o Office 365:
- Como as melhorias na integração, temos uma experiência de uso mais fluída, ou seja, não precisamos abrir várias aplicações ao mesmo tempo. Tudo é integrado e é iniciado conforme o fluxo que estamos trabalhando. Por exemplo, quando desejamos responder um email, podemos visualizar os detalhes de cada cliente/email contido, bem como abri-los para maiores detalhes:
- Como não poderia de ser, todos os investimentos da Microsoft estão mais do que focados na função do Azure, Cortana/Machine Learning. O Dynamics 365 vem recheado disso, temos funções de predição, recomendações, análise de sentimentos, uso de reconhecimento de fala, relationship insights (percepções de relacionamento), entre outros:
- O Power BI está definitivamente embarcado na solução, temos visualizações dele a todo momento em nossas navegações
Decidi deixar no final e fora da seção de bullets o mais importante…
A migração para o Dynamics 365 para empresas que já utilizam do Dynamics CRM Online e AX Online é 100% suportada e pode ser automaticamente agendado para ser realizado!
Bom, como os fatos na mesa, surgem algumas (minhas) conclusões…
Me retrato ao que disse antes, pois afirmei que o Dynamics 365 seria uma combinação do Dynamics CRM e AX com um público focado em pequenas e médias empresas. O vídeo de lançamento acaba com esta ambição. É muito mais do que simplemente isso e claro que o público pode ser qualquer um, a ferramenta suportará todos os tipos!
A Microsoft foi por um caminho bem mais audacioso do que costuma ir. Na minha opinião, o conceito de SaaS (Software como Serviço) será utilizado com toda a amplitude do termo, temos algo realmente muito granular e escalável.
Eu não vejo com maus olhos um serviço que irá concorrer diretamente outros próprios serviços da Microsoft, como o caso do CRM e AX. Por mais que tudo esteja começando de forma: “tudo bem, continue usando o CRM, mas se quiser pode integrar com o 365!”. Será inevitável que o Dynamics CRM não exista mais como existiu antes. Ele será uma parte do Dynamics 365, e quando digo parte, estou dizendo algo entre 70-80% do que estamos chamando de Dynamics 365 é Dynamics CRM estilisado! Isso tudo é claro se o Dynamics 365 realmente implacar e é claro não vejo de forma alguma algo similar para clientes Onpremises!
Como eu disse, não será ruim se realmente o CRM for assimilado pelo Dynamics 365, será apenas o início de novo ciclo e jeito de trabalhar. E temos como vantagem que já estamos neste “mundo” há algum tempo!
Muita coisa agora faz um pouco mais de sentido do que antes e outras mais irão vir…
Bom é isso, contagem regressiva! 1 de Novembro, marquem a data!
PS: Além da página oficial que eu já havia mencionado, temos também um canal no Youtube!
#GoDynamics!
[]’s,
Tiago