Microsoft Dynamics 365 First Look

Olá pessoal!

Bom quando estávamos começando a acreditar que o Dynamics CRM 365 (lançamento  previsto para 1 Novembro de 2016) seria basicamente uma junção de um CRM com o ERP (Dynamics CRM + AX). Eis, que o tiro foi a água… A resposta virá em várias etapas e conclusões minhas.

Bom aí vamos nós…

Já temos um logo (mesmo que não oficial), pode ser visto alguns materiais oficiais:

dynamics365_logo

Depois, algo esperado, um integração entre módulos do Dynamics CRM e AX:

dynamics365_2

Até aqui, tudo de acordo com o “planejado” em nossas cabeças! Correto?!

Porém, na apresentação oficial, muita coisa muda:

O vídeo é um pouco longo, mas recomendo (e muito) sua visualização.

Indo aos fatos apresentados…

  • Não temos mais o conceito de Módulos, na verdade agora são chamados de Aplicações (Apps): dynamics365_3

Porém, ao navegarmos nas aplicações fica claro a que o Dynamics CRM e AX foram embarcados dentro da solução!

  • Por que mudou o conceito? Porque agora não estamos limitados aos módulos/aplicações nativas, qualquer empresa, pode criar sua própria aplicação e adicioná-la no Dynamics 365!!!dynamics365_10
    • Para termos a funcionalidade de adicionarmos nossas apps ao Dynamics 365, ganhamos um conjunto novo de ferramentas:
      • PowerApps – podemos criar nossas aplicações sem utilização de código, bem parecido como fazemos no PowerPoint e Excel:dynamics365_11
      • Microsoft Flows – fluxos de trabalho que não necessitam de codificação, damos maior capacidade ao PowerApps:dynamics365_12
      • Microsoft AppSource – loja virtual como o Market Place onde hospedamos nossa Aplicação:dynamics365_13
  • Temos apps dedicadas para todos os dispositivos (iOS, Android e Windows) que potencializam a integração como o Office 365:

dynamics365_4

  • Como as melhorias na integração, temos uma experiência de uso mais fluída, ou seja, não precisamos abrir várias aplicações ao mesmo tempo. Tudo é integrado e é iniciado conforme o fluxo que estamos trabalhando. Por exemplo, quando desejamos responder um email, podemos visualizar os detalhes de cada cliente/email contido, bem como abri-los para maiores detalhes:

dynamics365_5

  • Como não poderia de ser, todos os investimentos da Microsoft estão mais do que focados na função do Azure, Cortana/Machine Learning. O Dynamics 365 vem recheado disso, temos funções de predição, recomendações, análise de sentimentos, uso de reconhecimento de fala, relationship insights (percepções de relacionamento), entre outros:

dynamics365_6

dynamics365_7

  • O Power BI está definitivamente embarcado na solução, temos visualizações dele a todo momento em nossas navegações

dynamics365_8 dynamics365_9

Decidi deixar no final e fora da seção de bullets o mais importante…

A migração para o Dynamics 365 para empresas que já utilizam do Dynamics CRM Online e AX Online é 100% suportada e pode ser automaticamente agendado para ser realizado!

Bom, como os fatos na mesa, surgem algumas (minhas) conclusões…

Me retrato ao que disse antes, pois afirmei que o Dynamics 365 seria uma combinação do Dynamics CRM e AX com um público focado em pequenas e médias empresas. O vídeo de lançamento acaba com esta ambição. É muito mais do que simplemente isso e claro que o público pode ser qualquer um, a ferramenta suportará todos os tipos!

A Microsoft foi por um caminho bem mais audacioso do que costuma ir. Na minha opinião,  o conceito de SaaS (Software como Serviço) será utilizado com toda a amplitude do termo, temos algo realmente muito granular e escalável.

Eu não vejo com maus olhos um serviço que irá concorrer diretamente outros próprios serviços da Microsoft, como o caso do CRM e AX. Por mais que tudo esteja começando de forma: “tudo bem, continue usando o CRM, mas se quiser pode integrar com o 365!”. Será inevitável que o Dynamics CRM não exista mais como existiu antes. Ele será uma parte do Dynamics 365, e quando digo parte, estou dizendo algo entre 70-80% do que estamos chamando de Dynamics 365 é Dynamics CRM estilisado! Isso tudo é claro se o Dynamics 365 realmente implacar e é claro não vejo de forma alguma algo similar para clientes Onpremises!

Como eu disse, não será ruim se realmente o CRM for assimilado pelo Dynamics 365, será apenas o início de novo ciclo e jeito de trabalhar. E temos como vantagem que já estamos neste “mundo” há algum tempo!

Muita coisa agora faz um pouco mais de sentido do que antes e outras mais irão vir…

Bom é isso, contagem regressiva! 1 de Novembro, marquem a data!

PS: Além da página oficial que eu já havia mencionado, temos também um canal no Youtube!

#GoDynamics!

[]’s,

Tiago

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, almost of this time using Microsoft Dynamics CRM/365 as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (Brazil) in 2012. I really love what I do! Technology has been my interest since always. Even in a tool different world of the current. When we didn't have internet, tablets, smartphones e social networks! Although I have worked in some roles, I can't give up "the developer life". Even so far of the greatest developers. Development in general is the thing that I love to work! I started my contributions about Dynamics in 2010. At the beginning, I used to help at MSDN and TechNet forums. But now, I'm dedicating all my time in my personal blog! Currently, I have the enormous honour of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM/365 product. I have been receiving the award since 2012.
Esse post foi publicado em Dynamics 365, Dynamics CRM, Microsoft e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s