Dynamics CRM e Power BI


Pessoal,

Desde a versão 2015 do CRM, conseguimos integrá-lo com o Power BI. O Power BI nada mais é do que uma ferramenta que nos possibilita fazer uma análise de dados e transformá-la em dashboards.

Ai você me pergunta, por que eu usaria o Power BI no CRM ou por que a Microsoft colocou outra ferramenta para a criação de dashboards? Certo?!

Pois bem, vamos ao fatos… O que ganhamos quando utilizamos o Power BI no CRM:

  • Quando usamos o CRM Online temos o limite de dados retornados nas consultas (5000) com o Power BI trabalhamos com grandes volumes de dados (100.000 registros);
  • Conseguimos combinar conexões de outras fontes de dados em exibi-las no CRM;
  • O Power BI possui uma série de dashboards que são automaticamente gerados, assim que fazemos a conexão com o CRM (Usar o Power BI com o Microsoft Dynamics CRM);
  • O Power BI pode ser disponibilizado no modo mobile;
  • Os charts são bem simples de serem criados e adicionados nos dashboards, porém, ainda possuem algumas limitações que podem ser resolvidas com o Power BI;
  • O layout do Power BI é mais rico visualmente, temos um melhor resultado na apresentação;

À partir do Spring Wave do CRM 2016, temos a possibilidade de incluir blocos do Power BI dentro de um dashboard do CRM! (não esqueça de habilitar, Configurações > Configurações do Sistema > Reporting > Permitir o Power BI embarcado)

powerbi_1

A funcionalidade ainda possui algumas limitações:

  • Só podemos adicionar os blocos do Power BI em dashboards pessoais, ou seja, dashboards do sistema não possuem a funcionalidade
  • Por não podermos criar dashboards do sistema, não conseguimos transportar os dashboards para outros ambientes, assim, teremos que criar novamente os dashboards
  • Apenas podemos incluir nos dashboards de módulos do CRM (vendas, marketing e serviços), dentro das entidades ainda não é possível incluir
  • O modo mobile, ainda não possui suporte (assim como os relatórios feitos em Reporting Services)

Veja alguns links úteis para a criação e integração do Power BI com o Dynamics CRM:

Conectar no Power BI

Usar o Power BI com o Microsoft Dynamics CRM

Pacote de conteúdo do Microsoft Dynamics CRM para o Power BI

Power BI Desktop

Ao realizar a pesquisa para escrever este post, encontrei este PDF:

Choosing the right Mobile BI tool: SSRS vs Power BI vs Datazen

O PDF coloca alguns fatores à mais para considerar o uso de Reporting Services, Power BI e Datazen, além disso, não podemos esquecer das funcionalidades do próprio CRM para a utilização de dashboards, gráficos e relatórios.

Acredito que atualmente ainda temos um certa concorrência entre os produtos, mas penso que cada vez mais as soluções serão mais indicadas para determinado cenário ou ainda uma possível unificação das funcionalidades em um único produto…

[]’s,

Tiago Cardoso

4 comentários em “Dynamics CRM e Power BI

  1. Boa tarde Tiago, tudo bem?

    Alguns dias atrás comecei a usar Power BI ON LINE, conectado direto no CRM ON LINE pra testar e pelo que percebi, ele não permite (não exibe) as entidades personalizadas. Sabe dizer se realmente existe essa limitação?

    Outro detalhe, pra quem utiliza a versão 2015 são exibidos dados apenas do módulo vendas e a partir das 2016 passaram a disponibilizar os outros módulos (citados por você). Estou certo?

    Obrigado pela ajuda,

    Abraços,

    Rogério Dalcin de Andrade • Analista de Negócios +55 31 99756-3883

    rogerio.dalcin@hotmail.com

    Curtir

  2. Olá Tiago, leio o seu blog há tempo e gostaria de parabeniza-lo, não há igual em muito bom!

    Outra coisa, gostaria de uma opinião sua.. tenho um cliente que utiliza o CRM e no módulo de serviços eletrônica utiliza as ocorrências para até ser chamados tipo de help desk. Agora ele me apresentou a necessidade de criar chamados para tratar das renovações dos seus planos de ju to aos clientes, onde ele deve tratar esses chamados? Dentro das ocorrências mesmo ou deve ir para o módulo de vendas?

    Obrigado.

    Curtir

    1. Olá Hugo,

      Muito obrigado pelas palavras, espero continuar sempre ajudando!

      Bom, tudo sempre depende das regras de negócio de cada empresa. Sem avaliar isso, eu sugeriria o uso dos Contratos, com eles, podemos fazer aditivos, renovações, data de duração e itens do contrato.

      []’s,
      Tiago

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.