CRM 2011 – Diálogos


Uma nova funcionalidade na versão 2011 seria a possibilidade de criarmos Diálogos, com eles podemos interagir através de perguntas e as respostas dos usuários, podemos fazer uma analogia com o mesmo padrão das prova de certificação Microsoft, mas podemos ir muito além disso…

A ideia do post é demonstrar a nova funcionalidade, deste modo, não me aprofundarei em suas capacidades. Farei um diálogo que terá como requisito de funcionamento a classificação de um cliente potencial, caso a avaliação seja de “Interessado” ou “Muito Interessado” o diálogo funcionará. Apenas inseri uma única pergunta, sobre uma data de agendamento de um contato telefônico e a criação de uma atividade de telefonema contendo como data de conclusão a data informado pelo usuário. Vejamos o passo-a-passo…

Navegue até Configurações > Personalizações > Personalizar o Sistema > Processos > e clique em Novo. O resultado será a imagem abaixo, informe um nome, selecione uma entidade e por fim o Tipo de Processo.

Agora devemos criar o fluxo de operação, primeira uma “consulta de condição” deverá ser feita para verificar o valor do atributo “classificação”:

Agora, basta configurar para que a classificação seja diferente de “Sem Interesse”.

Após esta validação, vamos aos diálogos propriamente ditos! Adicione um “página” e uma “solicitação de resposta”:

Precisamos definir as propriedades da pergunta, como o nome da pergunta, a descrição, uma dica e seu tipo. Selecionei como tipo de resposta uma “Data e Hora”, deste modo, o usuário irá definir uma data para entrar em contato com o cliente potencial, informei como “Valor Padrão” 1 hora após a data de criação do cliente potencial, mas isso fica ao critério de cada um, vejam:

Após esta etapa criaremos uma atividade do tipo telefonema, sendo que a data de conclusão será a informada pelo usuário na pergunta anterior:

Um exemplo de como poderíamos configurar a atividade:

Teremos com resultado final a seguinte imagem:

Para finalizar clique em “Ativar”, navegue até a listagem de clientes potenciais e execute o Diálogo, clicando em Processos > Iniciar Diálogo:

Selecione o diálogo que acabamos de criar e execute. Quando abrir o cliente potencial e entrar na área de atividades notará que existe uma nova atividade de telefonema:

Pronto, foi isso! Um guia básico de como criar um diálogo no CRM 2011, espero que ajude.

Att,
Tiago Cardoso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.