CRM 2011 – Diálogos

Uma nova funcionalidade na versão 2011 seria a possibilidade de criarmos Diálogos, com eles podemos interagir através de perguntas e as respostas dos usuários, podemos fazer uma analogia com o mesmo padrão das prova de certificação Microsoft, mas podemos ir muito além disso…

A ideia do post é demonstrar a nova funcionalidade, deste modo, não me aprofundarei em suas capacidades. Farei um diálogo que terá como requisito de funcionamento a classificação de um cliente potencial, caso a avaliação seja de “Interessado” ou “Muito Interessado” o diálogo funcionará. Apenas inseri uma única pergunta, sobre uma data de agendamento de um contato telefônico e a criação de uma atividade de telefonema contendo como data de conclusão a data informado pelo usuário. Vejamos o passo-a-passo…

Navegue até Configurações > Personalizações > Personalizar o Sistema > Processos > e clique em Novo. O resultado será a imagem abaixo, informe um nome, selecione uma entidade e por fim o Tipo de Processo.

Agora devemos criar o fluxo de operação, primeira uma “consulta de condição” deverá ser feita para verificar o valor do atributo “classificação”:

Agora, basta configurar para que a classificação seja diferente de “Sem Interesse”.

Após esta validação, vamos aos diálogos propriamente ditos! Adicione um “página” e uma “solicitação de resposta”:

Precisamos definir as propriedades da pergunta, como o nome da pergunta, a descrição, uma dica e seu tipo. Selecionei como tipo de resposta uma “Data e Hora”, deste modo, o usuário irá definir uma data para entrar em contato com o cliente potencial, informei como “Valor Padrão” 1 hora após a data de criação do cliente potencial, mas isso fica ao critério de cada um, vejam:

Após esta etapa criaremos uma atividade do tipo telefonema, sendo que a data de conclusão será a informada pelo usuário na pergunta anterior:

Um exemplo de como poderíamos configurar a atividade:

Teremos com resultado final a seguinte imagem:

Para finalizar clique em “Ativar”, navegue até a listagem de clientes potenciais e execute o Diálogo, clicando em Processos > Iniciar Diálogo:

Selecione o diálogo que acabamos de criar e execute. Quando abrir o cliente potencial e entrar na área de atividades notará que existe uma nova atividade de telefonema:

Pronto, foi isso! Um guia básico de como criar um diálogo no CRM 2011, espero que ajude.

Att,
Tiago Cardoso

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, almost of this time using Microsoft Dynamics CRM/365 as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (Brazil) in 2012. I really love what I do! Technology has been my interest since always. Even in a tool different world of the current. When we didn't have internet, tablets, smartphones e social networks! Although I have worked in some roles, I can't give up "the developer life". Even so far of the greatest developers. Development in general is the thing that I love to work! I started my contributions about Dynamics in 2010. At the beginning, I used to help at MSDN and TechNet forums. But now, I'm dedicating all my time in my personal blog! Currently, I have the enormous honour of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM/365 product. I have been receiving the award since 2012.
Esse post foi publicado em Dynamics CRM e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s