Pessoal,
Em alguns momentos somos questionados à respeito dos tipos de componentes que o CRM possui. Assim, decidi criar um post que possui o propósito de explicar cada grupo de componentes que possuímos: Configurações, Customizações e Extensões!
Veja abaixo uma imagem que criei para ajudar no entendimento!
*A imagem acima leva em consideração todos os componentes existentes até o CRM 2016 (sem nenhum update)
Vou detalhar um pouca tipo de componente e quais são as “regras” que fazem com que sejam classificados:
- Configurações – consideramos como componentes de configuração, todos aqueles em que fazemos pequenas alterações no núcleo do CRM, ou seja, alterações que impactam amplamente o CRM, não existe uma segmentação, a alteração valerá para toda a organização de forma geral. Exemplos destas configurações seriam: definições de Idioma, Moeda, Definições de Email, Assuntos da Árvore de Assuntos, Auditoria, Metas, Filas de Atendimento, Configurações do Sistema, Gerenciamento de Dados e Documentos, Segurança, entre outros:
- Customizações – quando as alterações são mais específicas e nós utilizamos a IDE (Integrated Development Environment – Ambiente de Desenvolvimento Integrado) do CRM para realizar nossas mudanças, dizemos que estamos trabalhando com componentes de configuração. Bons exemplos de componentes do tipo customização são: Atributos, Formulários, Visualizações, Gráficos, Painéis, Relacionamentos, Processos, Relatórios que só utilizando o assistente de formulários do CRM, Perfis de Segurança, SLA’s, Templates e etc:
*Apesar de quase todos os componentes encontrados dentro de uma solução serem customizações, devemos tomar cuidado, pois existem componentes mais robustos que necessitam de outras IDE’s para desenvolvermos nossas soluções.
- Extensões – todos componentes em que precisamos utilizar ferramentas externas para criarmos/editarmos ou aqueles em que necessitam de programação são considerados extensões. Exemplos de componentes de extensão seriam os: Plugins, Workflows Customizados, Mapa do Site, Recursos da Web, Relatórios que fazem uso do Reporting Services, Barra de Comandos:
Bom é isso, um pouco de entendimento sobre as formas e tipos de componentes do CRM…
[]’s,
Tiago Cardoso
Bom dia Thiago, tudo bem? Estamos precisamos integrar o CRM com uma empresa de disparo de e-mail onde os e-mail seriam enviados por esta empresa terceira. A ideia seria para ter uma rastreabilidade de e-mails disparados por workflows. Pelo que li, é possível baixar a DLL do e-mail e-mail router e customizar ela. Alguma vez você já customizou alguma coisa no e-mail ROUTER? Sabe informar se isso é algo possível?
CurtirCurtir
Boa noite Rogério!
Bom, até o momento eu ainda não fiz este tipo de atividade. Os clientes em que trabalhei que precisam eviar grandes volumes de email, sempre optaram por soluções já integradas ao CRM, como o Click Dimensions, Exact Target e o próprio novo módulo de marketing (Microsoft Dynamics Marketing – MDM). Acredito que utilizar um deles, seriam um solução mais robusta para você.
[]’s,
Tiago
CurtirCurtir
Entendi.. Temos clientes que usam ferramentas integradas também. De qualquer forma estamos avaliando essa DLL e se tiver algum retorno positivo eu te aviso também.
Abraços
Enviado pelo meu Windows Phone ________________________________
CurtirCurtir
Ok! 🙂
CurtirCurtir