Pessoal,
Para quem trabalha com Dynamics CRM, desde o final da versão 3 até agora, os processos são ferramentas que podemos dizer que evoluíram absurdamente ao longo das versões. Para terem uma ideia não tínhamos a ideia de processos e sim apenas de fluxos de trabalho, porém com os constantes investimentos criou-se o conceito e sua série de funcionalidades.
Irei criar quatro post uma para cada tipo de processo que temos até o momento no CRM 2013:
Primeiro uma breve descrição do que seriam os processos… Processos são recursos que o CRM nos provê para realizar ações, sejam manuais ou automáticas em relação a mudança de valores de atributos ou regras de negócio, podendo ser executadas imediatamente (síncronas) ou em segundo plano (assincronamente).
Neste post iremos falar sobre os Fluxos de Trabalho.
Foram os primeiros a serem implantados e ainda são os mais utilizados. Seu propósito é acionar processos “quando algo acontece” ou quando o usuário necessitar, com ele podemos validar regras, criar/atualizar/excluir registros, enviar e-mails, atribuir registros, iniciar outros fluxos secundários e utilizar fluxos desenvolvidos em .net (custom workflows).
Abaixo um exemplo de fluxo de trabalho criado na entidade de contatos:
* A área destacada, trata-se de um novo recurso disponibilizado no CRM 2013, fluxos de trabalhos que executam imediatamente (síncronos), se quisermos utilizar, basta desmarcar a opção.
Podemos definir alguns propriedades de execução, como se o fluxo poderá ser um modelo para outros fluxos, executar de acordo com a necessidade dos usuários, o escopo de execução e o principal, quando o fluxo será executado.
Irei criar um exemplo simples de demonstração, podemos ir muito além.
Primeiro clique em “Adicionar Etapa”, depois em “Consultar Condição” (iremos fazer uma validação). Aparecerá uma etapa de fluxo de trabalho, com a condição que inserimos, para definirmos qual será a condição, clique em “<condição>”.
Uma nova tela será apresentada, é muito parecida com uma Localização Avançada, devemos escolher o(s) atributo(s) que serão validados, neste exemplo utilizei se o “estado civil” for igual a “casado”:
Após a escolhe, clique em “Selecione esta linha e clique em…”, irei criar um registro:
Criarei uma tarefa para que alguém possa telefonar o contato. Selecione a entidade “telefonema” e clique no botão “Definir Propriedades”.
Uma nova tela abrirá, devemos inserir as informações do telefonema que estamos criando, estas podem ser dinâmicas ou fixas, podemos utilizar o menu lateral para recuperar informações dinamicamente e inseri-las no formulário:
Como já disse, podemos fazer fluxos bem mais elaborados, mas acredito que funcione para exemplificar.
Para realizar alguma ação quando o contato não for “casado”, podemo colocar uma outra condição, para isso, clique em “Contato:Estado Civil igual a [Casado(a)]” e depois em “Adicionar Etapa”, por fim em “Ação Padrão”.
Agora podemo inserir alguma lógica para quando não tivermos um contato casado, vou atualizar o próprio registro de contato, limpado o atributo “Nome do cônjuge”. Clique em “Selecione esta linha e clique em…”, depois em “Adicionar Etapa”, “Atualizar Registro”, por fim no botão “Definir Propriedades”:
Bom, agora podemos “Salvar” e depois “Ativar” nosso fluxo de trabalho, da forma que ficou, ele funcionará apenas na criação de novo contatos e iniciará automaticamente em segundo plano, porém só será executado quando o usuário que estiver criando o contato for o mesmo que criou o fluxo.
Mais informações, procure no SDK do CRM 2013 por:
- Workflow process architecture
- Workflow categories
O próximo post e processo será sobre Diálogos.
[]’s,
Tiago
Ótimo post, no aguardo dos demais! Parabéns!!
CurtirCurtir
Ronaldo, terminei a série, verifique os outros posts.
[]’s,
Tiago Cardoso
CurtirCurtir