CRM 2016 – Microsoft Dynamics CRM Web API


Pessoal,

Com a chegada do CRM 2016 e suas novas funcionalidades, chegaram também as nossas API’s: Web API e Discovery Web API:

web_api_1

Poxa uma nova API no CRM… O que isso representa para mim? O que são e para o que devemos utilizá-las??????

Primeiramente abstraia que Web API é a mesma coisa do que um Serviço Web, ai já descomplica um pouco, não é?

Depois, sem ser mensageiro do apocalipse (MAS SENDO! rsrsrs)

Nossos “amigões” Organization Service e Discovery Service estão condenados à morte! rs Sim, não está claro quando, mas que irão ser substituídos pelos Web API’s eles serão!

Quando eu falo sobre Organizatation Service, entendam que estou falando dos dois serviços que já conhecemos:

  • Organization Service
    • SOAP endpoint
    • Criado no CRM 2011
    • Baseado no “vovó” SOAP, mas ainda é o responsável por realizar todas as funções da plataforma, desde o uso por aplicações externas quanto os plugins e workflows
  • Organization Data Service
    • OData ou REST endpoint
    • Criado no CRM 2011
    • Baseado em OData v2, assim possui ainda problemas para exercer a plenitude de funcionalidades que o Organization Service realiza
    • O mais importante, a partir do CRM 2016, ele tornou-se “descontinuado”, ou seja, não é mais recomendado, suportado e deverá ser removido. Você vai entender por que à seguir…

Em resumo, o Organization Service está para com o Web API, assim como o Discovery Service está para com o Discovery Web API. Facilitou, certo?!

A ideia dos Web API’s são de permitir o consumo do CRM em múltiplas linguagens de programação, plataformas e devices, com a mesma otimização que hoje temos com o Organization Service quando falamos de .Net, Visual Studio e Windows!

Assim o que muda para o desenvolvedor .Net/CRM que não pensa em trabalhar com outras tecnologias e plataformas? Bom, por mais que a resposta certa seja: “Continue usando o Organization Service que tudo continuará do jeito que está e a Wep API não lhe fará falta”. Temos em contrapartida, de que querendo ou não o Organization Service está presente desde 2011, é baseado em um protocolo mais antigo (SOAP), que possui um maior tamanho maior no tamanho de cada envelope trafegado e não ajuda muito quando precisamos criar por exemplo uma App que consume o CRM. Assim, recomendo que pense em utilizar os Web API’s desde já!

Na contramão, também é certo deixar claro que o Web API ainda não soluciona todos os problemas e possui limitações, mesmo que pequenas. Mas eu entendo que estamos no meio da transição, o OData já foi bem menos compatível com o SOAP, acredito que falte pouco para uma inversão definitiva.

Um exemplo desta inversão, seria a possibilidade de atualizarmos uma única propriedade de um registro, bem como excluir também um único valor de atributo de um registro… Até onde eu saiba está funcionalidades não existem no Organization Service.

Bom, neste post, procurei realmente detalhar esta nova forma de nos conectarmos com o CRM, no próximo eu irei para a parte técnica, com alguns exemplos!

Para maiores detalhes, vejam:

Use the Microsoft Dynamics CRM Web API
Use Microsoft Dynamics CRM web services
Microsoft Dynamics CRM Web API Limitations (Veja com atenção, pois várias limitações já foram solucionadas no primeiro update do CRM 2016 (Update 0.1)

[]’s,

Tiago Cardoso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.