CRM USD – Implantações e atualizações (sem stress!)

Olá Pessoal,

Quando trabalhamos com USD ao final de cada ciclo de desenvolvimento, temos a necessidade de implantarmos/atualizarmos todas as estações de trabalho com nossos componentes customizados. Nas versões inferiores a 2.0, isto era uma trabalho árduo (imagine um call center com 100, 300, 500 ou 1000 desktops!) ou que requeria o uso de outras ferramentas para realizar o controle de distribuição (como MSI, System Center ou BITS).

Com a versão 2.0 do USD, nossos problemas de distribuição acabaram! Podemos distribuir utilizando o próprio USD!

Bom, vamos ao passo a passo!

Abre seu CRM e navegue em “Configurações > Unified Service Desk > Configuration File > Novo”. Devemos informar um nome e adicionarmos informações da versão, pois com ela, podemos administrar as mudanças em nossa aplicação USD.

configurationfile_1

Vejam que o campo “File” (Arquivo), está em branco, para inserir o arquivo, devemos realizar alguns passos antes.

Primeiramente, precisamos criar um arquivo xml contendo todos os tipos de arquivos suportados. O arquivo deve ser chamar “[Content_Types].xml”, um exemplo de seu conteúdo:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<Types xmlns="http://schemas.openxmlformats.org/package/2006/content-types">
  <Default Extension="config" ContentType="application/octet-stream" />
  <Default Extension="dll" ContentType="application/octet-stream" />
  <Default Extension="exe" ContentType="application/octet-stream" />
  <Default Extension="xml" ContentType="application/octet-stream" />
</Types>

A seguir, devemos “zipar” o arquivo [Content_Types].xml, juntamente com os arquivos de nossa solução customizada, (em meu exemplo criei um Custom Hosted Control, além disso, criei um registro de Hosted Control na configuração do USD, estou ocultando este passo, mais informações veja):
configurationfile_3
Agora sim, podemos adicionar o arquivo compactado no campo “File”:
configurationfile_4
Com o arquivo de referência adicionado, devemos criar um registro de Configuração (Configuration) para que o USD inicialize todos os componentes de nossa solução. Para isto, navegue nos registros relacionados e clique em “Configuration”:
configurationfile_5
Depois em clique em “Add existing Configuration”, depois clique em “Novo”. Informe o nome de sua Configuração, salve e marque como “Default”:
configurationfile_6
Agora é hora de fazermos uma analogia de uma Configuração do USD com as Soluções do próprio CRM. Em uma solução CRM adicionamos todos os componentes em que trabalhamos em nossa customização, certo? O mesmo vale para o USD, só que aqui o nome é Configuração, devemos inserir todos os controles USD que fazem parte de nossa solução final, no meu caso eu devo inserir todos os existem, pois quero utilizar a versão default do USD. Assim, hora de adicionar todos os registros existentes!

Navegue nos registros relacionados e adicione todos os registros necessários:
configurationfile_7A última etapa, consiste em criarmos/atualizarmos o parâmetro de configuração “ClientCacheVersionNumber para forçar a atualização em cada estação de trabalho. Para isto, navegue em “Configurações > Unified Service Desk > Options > Novo”. Selecione “ClientCacheVersionNumber” e informe um valor, por boas práticas use o mesmo valor usado na versão do arquivo de configuração:

configurationfile_9

Pronto, nossa configuração de distribuição está finalizada!

Ao abrir o USD, veremos o componente que criei sendo exibido SEM TER COPIADO E COLADO A DLL NO DIRETÓRIO DE INSTALAÇÃO DO USD!!!

configurationfile_8

Uma informação que pode ser interessante, seria que os arquivos customizados contidos no .zip serão automaticamente adicionados dentro da pasta AppData de cada instação do USD. O caminho será algo como:

C:\Users\USUARIO\AppData\Local\Microsoft\UnifiedServiceDesk\ORGANIZACAO_ID\CONFIGURACAO_ID\

Acredito que na primeira vez que fizermos este procedimento ele poderá parecer longo, porém, nas seguintes será bem mais fácil, e nunca podemos esquecer os ganhos de versionar através do próprio USD!

Bom é isso! Mais informações em:

Unified Service Desk 2.0 Developer Guide

Distribute custom hosted controls using Customization Files

 []’s,

Tiago Cardoso

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, much of this period using Microsoft Dynamics CRM as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (University of Informatics and Management Paulista). I participated of different industries projects like Payments, Services, Automotive, Sales, Education, Marketing, Insurances and Manufacture of Glass. Currently, I have the honor of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM product. I have received the award since 2012.
Esse post foi publicado em Dynamics CRM e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s