Dynamics para Outlook (Outlook add-in/plug-in) não será mais suportado

Olá pessoal,

Uma das notícias mais faladas com a divulgação das funcionalidades da próxima versão do Dynamics (9.0) é o fim ao suporte ao cliente do Dynamics para Outlook (add-in ou plug-in do Dynamics para o Outlook).

Apenas para deixar claro o que estou falando. Atualmente o Dynamics conta com duas ferramentas que podemos utilizar com o Outlook:

  • Dynamics para o Outlook (add-in) – aplicativo cliente do Dynamics que instalamos para integrar o Microsoft Office Outlook com o Dynamics. Temos este aplicativo pelo menos desde a versão 4 do Dynamics (é o primeiro que vem na nossa cabeça quando falamos de Dynamics e Outlook);
  • Dynamics App para o Outlook – é uma app que adicionamos no Outlook para integrarmos ele com o Dynamics. Foi introduzida na versão 2015 do Dynamics e vem ao longo do tempo sendo incrementada com novas funcionalidades;

Vou usar o termo “add-in” para falar do Dynamics para o Outlook e “app” para o Dynamics App para o Outlook.

Após o esclarecimento acima, voltemos a notícia tema do post…

Apesar do “barulho desta notícia ser grande”, vamos a alguns fatos importantes e para esclarecer o que está por vir…

Bom, como já aconteceu anteriormente o fator de depreciar o add-in não significa que ai instalar/atualizar a nova versão do Dynamics automaticamente impedirá o funcionamento do Dynamics no Outlook (UFA!).

Podemos encarar o anuncio como uma “bandeira amarela” que acaba de ser erguida! Pois, quando uma nova atualização majoritária* ocorrer o add-in não funcionará mais.

* Entenda-se como majoritária, a atualização que costuma acontecer uma vez por ano e que realmente altera a versão do Dynamics, como por exemplo da versão 8.1.1 para 9.0.0

Agora temos uma boa notícia para quem não pretende utilizar as versões mais novas do Dynamics. Quem utilizar qualquer versão igual ou inferior a 9.0 (July 2017 Release) continuará utilizando o add-in sem problemas. Em contra partida, nenhuma nova funcionalidade será adicionada, justo não?!

Depois do que já foi dito, vamos ao porque da Microsoft está fazendo isso agora…

Três motivos impulsionaram a decisão:

  • Manutenção/Confiabilidade: Com o grande volume de novas versões e melhorias é bem mais complicado o conceito de um add-in em relação a uma App. O Outlook introduziu este conceito de apps e o Dynamics acompanhou isso criando o Dynamics App para o Outlook. Assim a manutenção dá um grande passo para a nossa atual realidade em TI;
  • Cross plataforma: O add-in apenas funciona em algumas versões do Outlook e apenas para computadores com Windows. Já a app além de funcionar no Outlook (desktop) também funciona na versão Web (Outlook Web App), Outlook para o Mac e Outlook Mobile!
  • Experiência do Usuário (UX): O add-in não apresenta as melhores formas de usabilidade, com isso a experiência do usuário é impactada. Já a app, possui um maior apelo visual e continuará incrementando isso;

Então após tudo o que eu disse, chegamos a conclusão que a app é muito melhor do que o add-in, certo? Bem… quase isso…

A app é ótima, fácil para ser atualizada e mantida, moderna, funciona em várias plataformas diferentes e etc… Porém… Existem ainda algumas funcionalidades que ainda não foram implementadas (este link está se referindo a versão 8.1 do Dynamics, ainda sem as novas funcionalidades da versão 9.0).

Sem entrar muito em detalhes, e indo direto ao ponto. A grande e única desvantagem que vejo como o “calcanhar de Aquiles” da app, é o fato de que ela não funciona OFFLINE! Sim, sabe as 99,99% das vezes que recomendamos o add-in para nossos clientes que por alguns momentos não possui acesso à internet?! A app ainda não pode ser utilizada. O argumento da Microsoft é que conseguimos o acesso offline quando utilizamos o Dynamics 365 para telefones e tablets. Sim, isso é verdade também. Porém, ainda existe uma grande quantidade de pessoas que utilizam o Dynamics apenas em seu modo desktop, com isso a opção cai novamente para o add-in. Por fim, podemos ter ainda outra maneira de manter o modo offline em um desktop/notebook, caso a versão do Windows seja superior a 8, podemos instalar a app do Dynamics e utilizá-la como como se fosse um tablet.

Enfim, por mais que exista um saída para o modo offline, ainda não temos a mesma coisa na app. É um ponto para ser pensado pelos implementadores de Dynamics…

Bom, aqui termina este post. Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas!

[]’s,

Tiago

 

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, almost of this time using Microsoft Dynamics CRM/365 as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (Brazil) in 2012. I really love what I do! Technology has been my interest since always. Even in a tool different world of the current. When we didn't have internet, tablets, smartphones e social networks! Although I have worked in some roles, I can't give up "the developer life". Even so far of the greatest developers. Development in general is the thing that I love to work! I started my contributions about Dynamics in 2010. At the beginning, I used to help at MSDN and TechNet forums. But now, I'm dedicating all my time in my personal blog! Currently, I have the enormous honour of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM/365 product. I have been receiving the award since 2012.
Esse post foi publicado em Dynamics 365, Dynamics CRM e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s