Dynamics 365 – A Evolução dos Tipos de Pesquisa


Olá pessoal,

Mais um post que escrevo para ajudar na explicação de como as funcionalidades do Dynamics foram evoluindo de acordo com o tempo, bem como a mudança de nomenclaturas. Neste caso, irei falar sobre a Evolução dos Tipos de Pesquisa!

Explicando sobre a linha do tempo acima… já estou escrevendo outro post complementar para aprofundar os tipos diferentes, cenários de utilização, diferenças de acordo com o tipo de implantação (Online/On-premises).

Anteriormente, na versão CRM 2013 e inferiores, existiam apenas DUAS únicas formas de se fazer uma pesquisa:

  • Entity Grid Search (Localização no Grid/Lista da Entidade)
  • Advanced Find (Localização Avançada)

Ambas pesquisas utilizam técnicas bem primárias de consulta, basicamente fazem o uso do comando “LIKE” do SQL e retornam os resultados de uma única entidade.

Com a chegada do CRM 2015, foi adicionada uma nova forma de pesquisa, a então chamada “Global Search” (Pesquisa Global). Visualmente uma caixa de texto com um botão pesquisar foram adicionados na direita do cabeçalho das telas do Dynamics. Assim, ao realizarmos uma consulta a palavra preenchida era pesquisada em até 10 diferentes entidades diferentes, caso a palavra exista em múltiplas entidades, os resultados eram segmentados por entidade.

Acredito que talvez minhas últimas frases tenham soado com algo que você já ouviu/sabia, correto? Isso mesmo, Global Search agora é chamado Quick Find (Localização Rápida) ou Categorised Search (Localização Categorizada)!

Agora chegamos ao CRM On-premises 2015 Update 1 e posteriores, a grande novidade é o Full-Text Quick Find (Localização Rápida de Texto Completo). Ao invés de utilizar a mesma técnica da localização de grids ou avançada, o Full-text usa uma lógica mais robusta do SQL Server que possui o mesmo nome, que consiste em pesquisar por todas as palavras desejadas em todo o conteúdo de um mesmo atributo, independente da ordem da(s) palavra(s) em até 10 diferentes entidades.

Por fim, a partir do CRM Online 2016 Update e posteriores, temos a possibilidade de utilizar a Relevance Search (Pesquisa de Relevância). Agora chegamos a outro nível de pesquisa, Relevant Search utiliza as mais novas técnicas de consulta do Azure, pois serão retornados todos os resultados que um ou mais itens pesquisados foram localizados em qualquer atributo de todas as entidades do Dynamics.

Bom, assim eu espero que tenha “contado um pouco da história” dos tipos de pesquisa, como mencionei anteriormente, já estou escrevendo um post complementar para detalhar um pouco mais este tópico. Irei publicá-lo em breve, volte aqui para conferir!

Um pouco do material que utilizei para fazer o post:

Configurar a Pesquisa de Relevância para melhorar o desempenho e refinar os resultados da pesquisa

Configurar opções de localização rápida para a organização

[]’s,

Tiago

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.