Olá pessoal,
Mais um post para tentar diminuir o placar de novidades que ainda não estudei! O placar continua com larga vantagem para as novidades! (Novidades 67219 x 33 Já Estudado). Mas vamos à luta!
Nest post falarei um pouco mais sobre a chegada em definitivo da Inteligência Artificial – IA (Artificial Intelligence – AI) no mundo Dynamics 365!
Na imagem acima, podemos observar que atualmente temos três grandes áreas/apps de IA para o Dynamics 365:
Customer Service Insights (algo como “Percepções para o Serviço ao Cliente” em português)
Esta app irá ajudar a área de atendimento ao cliente, mostrando o grande poder da AI e o que pode ser feito para aumentar a performance na resolução das ocorrências bem como prever tendências de chamado.
As principais áreas na minha opinião são estas:
– Agrupamento de ocorrência automatizado e sem o uso de nenhuma técnica manual de tags;
– Identificação automatizada de tópicos que estão crescendo rapidamente antes deles atingirem números muito altos:
– Indicadores de performance (KPIs) para serem acompanhados e utilizados nas tomadas de decisões:
– Habilidade de avaliar profundamente o nível de satisfação dos clientes:
Sales (em português “Vendas”)
A app de AI para vendas traz a união entre Dynamics 365, Office 365 e LinkedIn para auxiliar vendedores e gerentes de vendas! A diferença para com as outras apps de AI é de que embora exista uma área dedicada para a app, a maior parte das funcionalidades fica automaticamente conectada com o Dynamics 365 (através da Sales Hub app)!
As principais funcionalidades são:
– Pontuação automática de Clientes Potenciais e Oportunidades: sim, AI irá calcular as pontuações (scores) de seus clientes potenciais e oportunidades, o resultado é apresentado, mostrando o que levou ao valor final, além disso é possível calibrar a forma de pontuação!
– Análise das Anotações: de acordo com as últimas interações, AI irá sugerir ações para serem tomadas, como telefonar ou marcar uma reunião
– Pontos de Conversa (Talking Points): essa funcionalidade é sensacional, AI faz um monitoramento em sua caixa de email e dependendo do que está sendo conversado cria e agrupa automaticamente pontos que podem facilitar uma conversa. Parece com um cadastro “ao vivo” de pontos de interesse que o cliente possui, por exemplo, para que time torce, hobbies, quando tirou férias, entre outros:
– Quem conhece quem (Who knows whom): baseia-se na teoria dos grafos, para mostrar as conexões que o cliente potencial já possui para com as outras pessoas de sua organização, facilitando a abordagem, além disso, a funcionalidade mostra o nível de relacionamento entre as pessoas
Market Insights (algo como “Percepções para o Mercado” em português)
Não confunda a palavra Market com Marketing, por que esta app vai muito além de ajudar apenas o departamento de marketing, apresentar informações e indicadores de redes sociais para outras áreas como Vendas e Serviços!
Para aqueles que já utilizam o Microsoft Social Engagement (MSE), não existem muitas novidades, pois o Market Insights foi desenvolvido utilizando o MSE como plataforma. Vamos ver como a Microsoft irá conduzir os dois produtos ainda muito parecidos em relação ao que estão entregando.
Assim como o MSE, o Market Insights, basea-se no monitoramento de tags, como isso, ele consegue fazer diversos tipos de estatísticas, contendo análise de sentimento, volume, nuvem de tags relacionadas ao que está sendo pesquisado, idiomas e etc.
Na minha opinião o Mapa de Atividade (Activity Map) é o ponto alto da app, onde conseguimos navegar pelo globo terrestre e ir filtrando/visualizando os posts, autores e conteúdo! Simplesmente sensacional!
Ainda existem duas premissas que devemos ter em mente antes de começar a utilizar IA para o Dynamics 365:
- Dynamics 365 Online – como a maioria das novas funcionalidades, esta apenas disponível para organizações Online;
- Public Preview e Estados Unidos – com exceção da app de Vendas as demais ainda estão em Public Preview (uma espécia de beta), e apenas organizações localizadas nos EUA podem utilizar IA para Dynamics 365, porém, isto será rapidamente expandido para as demais regiões do globo. Para maiores informações confira a disponibilidade por App e suas funcionalidades;
Abaixo o post de cada app realizado pelo time do produto no blog do Dynamics 365:
Dynamics 365 AI for Customer Service is now available in public preview
Dynamics 365 AI for Market Insights public preview is now available
Dynamics 365 AI for Sales is now available
[]’s,
Tiago