Continuando a comentar sobre as mudanças no licenciamento do CRM 2011 (para ver a Primeira parte)
Outro ponto que tenho que observar, foram as mudanças dos tipos de acesso (CAL’s):
- CRM 4:
- Somente Leitura. Como o próprio nome diz, o usuário poderá visualizar os registros em todas as entidades existentes, porém não poderá criar/alterar/excluir/adicionar/atribuir/compartilhar. Costuma ser utilizado como CAL de diretores.
- Administrativa. Possibilita ao usuário o acesso apenas na sessão de Configurações, já os módulo de Vendas, Marketing e Serviço seu acesso é bloqueado. Deve ser utilizado para integrantes de TI. A grande vantagem é que não consome CAL(é free).
- Completa. Esta CAL permite o acesso total ao CRM, conjuntamente com os direitos de acesso determinará o que cada usuário poderá realizar.
- CRM 2011 (para simplificar, vale a pena olhar a página 8 do Implementation Guide, possui duas imagens que descrevem bem as novas CAL’s):
- Limitada. Uma evolução da CAL Somente Leitura da versão 4, além de possibilitar a leitura esta nova CAL, permite que registros de algumas entidades sejam criados/alterados/excluídos/adicionados/atribuídos/compartilhados. Outra informação relevante, seria que não permite atribuição/compartilhamento/exclusão de registros de outros usuários, apenas os seus.
- Completa. A mesma configuração utilizada na versão 4.
- Employee Self Service – ESS (algo como: Empregada por você mesmo). Esta CAL é completamente diferente das anteriores e vale um melhor entendimento para ser bem utilizada. Esta CAL permitirá o acesso limitado de leitura e escrita para usuários que consumam o CRM por outras fontes a aplicação Cliente ou o Outlook, pensem em um portal que necessita incluir consumir o Web Service do CRM e adicionar registros. Abstraia esta informação como, vai usar o External Conector? Se sim, como essa CAL resolvo 99% de meus problemas. Outra informação relevante, seria que não permite atribuição/compartilhamento/exclusão de qualquer registros, sendo seus o de outros usuários.
- Além das três CAL’s acima, temos duas extensões para aprimorar o funcionamento:
- Aditivo uso Limitado. Possibilita acesso a leitura completo e escrita limitada para o modo Cliente ou Outlook, somente podendo ser adiciona a uma CAL ESS. Assim ao invés de disponibilizar a informação através de portais o usuário com esta combinação poderá acessar o CRM diretamente.
- Aditivo para uso Completo. Possibilita a escrita completa no CRM, somente poderá ser adicionada como aditivo a CAL Limitada. Deste modo, o usuário que utilizar desta combinação terá uma espécie de CAL Completa.
Bom realizando a leitura notarão que houveram algumas mudanças interessantes, que ao meu ver somente melhoraram a autonomia de configuração dos perfis de usuários. Além disse existem ganhos financeiros conforme Shan McArthur diz, como por exemplo, uma CAL ESS custa 10% de uma CAL Completa.