Uma dúvida muito usual para os novos profissionais do Dynamics CRM seria a usabilidade das entidades conta (account) e contato (contact), temos que ter o conceito bem claro antes de fechar a arquitetura da solução.
Contas existem para o propósito de armazenar informações de uma organização (empresa), já notei que em algumas implantações, os analistas costumam modificar o nome de exibição para algo como “Pessoa Jurídica”. Sendo assim, não importará se os requisitos solicitados pedem por exemplo um cadastro de empresas e fornecedores ou ainda empresas e transportadoras, se ambas entidades tiverem o objetivo de relacionamento, devemos criá-las na mesma entidade (account), partir para o desenvolvimento de uma nova entidade poderá impactar nas funções nativas da ferramenta, podemos tratar as diferenças de formas bem mais simples, como confecção de formulários distintos, exibições diferentes, workflows personalizados para cada perfil e etc.
No caso dos Contatos, o intuito é o relacionamento pessoal propriamente dito, estas pessoas podem pertencer a alguma empresa, fornecedor, transportadora ou ainda não possuírem relacionamento algum com a entidade conta, da mesma forma que as contas são chamadas de “Pessoas Jurídicas”, os contatos em algumas implantações são denominados de “Pessoas Físicas”.
O mais importante de tudo e saber adaptar os requisitos ao CRM, utilizarmos o conceito de Orientação à Objetos, quando as classes “homem” e “mulher” são herdadas da classe “pessoa”, o mesmo deve ser feito para as entidade conta e contato, temos que generalizar para depois dividir…