CRM Chaves de Negócio Alternativas (Alternate Keys)

Pessoal,

Com o Update 1 do CRM 2015 (por enquanto apenas para a versão Online), temos a possibilidade de criarmos chaves de negócio alternativas as internas do CRM (como é o caso do GUID) nas entidades do CRM. Agora conseguimos colocar uma ou mais chaves de negócio que identificam que aquele registro é único sem a necessidade de programação, apenas usando a IDE do CRM!

Podemos criar chave de negócio compostas ou única e toda vez que tentarmos criar um registro que já possua as mesmas informações que são validadas receberemos uma mensagem de erro, com a informação de que o registro com as informações chaves já existe.

chavesnegocio_1

Anteriormente ao Update do CRM 2015, não tínhamos a possibilidade de utilizar um ou mais atributos que possuam o valor de Chave de Negócio para validar as duplicidades de registros. Para sanar este problema, podíamos fazer algumas customizações, como:

  • Criar uma regra de Detecção de Duplicidades: Porém com as detecções de duplicidades o usuário pode ignorar o aviso e continuar com sua criação/atualização, ou seja, não obriga o usuário a mudar valores no formulário;
  • Criar um plugin: Acredito que seja a forma mais eficaz para validar se os atributos chaves não estão duplicados, pois funciona em todas as formas de acesso do registro no CRM, não teremos que inserir mais programação. Porém, necessita de algum tempo de programação C#;
  • Adicionar JScript no formulário: Validar os valores dos campos que devem ser tratados como chaves de negócio. Gastamos um precioso processamento para encontrar e validar dados e o pior de tudo, a validação só funciona se utilizarmos o formulário do CRM! Lembre-se podemos fazer uso da funcionalidade de “merge de registros”, criar/atualizar os registros via apenas SDK, importações de dados. Em resumo sua validação de campos chave é fraca!

*** Como eu disse anteriormente, podemos inserir quantos atributos forem necessário para a validação de chave de negócio, porém o CRM sempre valida de forma incremental, ou seja todos os valores do atributos informados devem ser idênticos! Em outra palavras a validação faz um “AND” (E) com os atributos e não um “OR” (OU) ***

Bom, vamos à pratica… Abra a área de personalização de uma solução CRM, expanda a entidade que deseja criar a chave de negócio (em meu exemplo vou criar na entidade Cliente Potencial):

chavesnegocio_2

Vejam que adicionei os seguintes atributos:

  • Cliente Potencial (ID): eu criei um novo atributo para simular uma chave de negócio numérica, que pode ou não ter sua origem no CRM;
  • Sobrenome: o atributo sobrenome já existente na entidade;

Basta clicar em “OK” e publicar!

Quando tentamos adicionar/editar uma registro com as mesmas informações que estão sendo validadas por nossa regra de validação, recebemos um erro como o abaixo:

chavesnegocio_3

Alguns pontos importantes para serem lembrados ao utilizar as chaves de negócio alternativas:

  • Não podemos editar uma regra de chave de negócio apenas incluir ou excluir;
  • Podemos criar no máximo 5 regras por entidade;
  • Podemos utilizar até 16 colunas ao mesmo tempo e 900 bytes por regra (devido ao SQL Server);
  • Vale lembrar que só podemos utilizar campos do tipo Linha Única de Texto, Numéricos Inteiros e Decimais;

Bom é isso!

Para maiores detalhes, veja o atrigo oficial da Microsoft: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/dn932139.aspx

[]’s,

Tiago Cardoso

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, almost of this time using Microsoft Dynamics CRM/365 as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (Brazil) in 2012. I really love what I do! Technology has been my interest since always. Even in a tool different world of the current. When we didn't have internet, tablets, smartphones e social networks! Although I have worked in some roles, I can't give up "the developer life". Even so far of the greatest developers. Development in general is the thing that I love to work! I started my contributions about Dynamics in 2010. At the beginning, I used to help at MSDN and TechNet forums. But now, I'm dedicating all my time in my personal blog! Currently, I have the enormous honour of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM/365 product. I have been receiving the award since 2012.
Esse post foi publicado em Dynamics CRM e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s