Microsoft Flow


Olá pessoal!

Um pouco antes do lançamento do Dynamics 365, tivemos também o lançamento do Microsoft Flow!

microsoftflow_6

O Microsoft Flow possui como principal objetivo facilitar a integração de aplicações, através de workflows de automação, onde não existe o pré-requisito se der um profissional de TI para realizar a construção dos fluxos/workflows.

microsoftflow_1

A ideia realmente é simples, mas ao mesmo tempo é absurdamente complexa de concebida. Existe uma camada gráfica que consegue se comunicar com aplicações, fabricantes, propósitos e formatos diferentes. Se o Microsoft Flow consegue fazer isso, é o que importa no final das contas, certo?!

O número de aplicações suportadas não para de crescer, atualmente temos 72 tipos diferentes:

microsoftflow_2

Como podemos ver na imagem acima, não existe limitações com produtos não Microsoft, fato que já temos disponibilizado Dropbox, Twitter, WordPress, Facebook, Salesforce.com, entre outros… Sim, é claro, temos o Dynamics 365!!!

Quando pensamos em aplicações diferentes, pensamos em credenciais/logins diferentes. Isso certamente é uma grande dor de cabeça. Com o Microsoft Flow, podemos gerenciar todas as conexões que precisaremos para criar nosso fluxo de trabalho.

Por exemplo, desejamos recuperar posts de uma conta do Instagram, pegar a foto, fazer um upload no Dropbox, por fim, criar um registro no Dynamics 365. 

Serão necessárias três conexões diferentes para cada aplicativo, todas serão diferentes por termos aplicativos que não são integrados nativamente.

Por outro lado, se trocassemos por exemplo o Dropbox pelo OneDrive. Só seria necessária duas conexões, pois tratar-se de uma conta do Office 365, automaticamente temos as conexões do OneDrive e Dynamics 365 unificadas.

Mas ainda assim é possível ir além, mesmo tendo as duas conexões unificadas, podemos nos conectar utilizando outra conta do Office 365, por exemplo, uma para o OneDrive e outra para o Dynamics 365!

Uma informação bem interessante é que podemos nos conectar em aplicações OnPremises e Online. Isso certamente pode ser ainda muito mais explorado por nós.

Mesmo sendo algo ainda bem recente, em meus testes consegui fazer muito com pouco esforço. Como todo workflow, conseguimos criar condicionais (if’s), recuperar/percorrer listas (loop’s), adicionar filtros ao que estamos consultando, criar workflows recorrentes, consultas a páginas (HTTP) e etc.

Existe uma boa quantidade de templates já desenvolvidos, assim podemos utilizá-los para acelerar ainda mais a criação de nossos workflows!

microsoftflow_3

Temos também apps do Microsoft Flow que permitem criarmos workflows via smartphones e tablets:

microsoftflow_4

Bom é isso, neste post, a ideia era só falar mais sobre o objetivo e as funcionalidades, nos próximos vou utiliza-lo para fazer algo no Dynamics 365.

Para maiores informações:

Get started with Microsoft Flow
Guided Learning for Microsoft Flow

[]’s,

Tiago

Anúncios

2 comentários em “Microsoft Flow

  1. Tiago,

    Existe alguma comunidade online de Dynamics MVPs do Brasil?
    Estou buscando informações sobre o D365 Business Edition e não tenho encontrado nada sobre ele no Brasil. Apenas nos EUA que é onde ele foi lançado mas acho que com a tropicalização deve mudar um pouco. Eu até fiz inscrição no Trial do Madeira, mas achei que perderia tempo testando algo que será diferente aqui.
    Estou buscando um sistema para minha empresa e a principio gostei da proposta do D365, mas aparentemente alem da aplicacao em si, precisarei de contatos de desenvolvedores para customizar os aplicativos necessários e talvez vocês que são MVPs possam me ajudar com isso.

    Obrigado

    Curtir

    1. Ola Flavio,

      Eh uma comunidade bem pequena, existem dois MVPs, um de AX (Francisco Silva) e eu de CRM! rs Acho que eu ja disse isso, mas o modulo financeiro foi desenvolvido utilizando o Microsoft Navision, assim, um parceiro Microsoft de NAV, podera lhe ajudar quando for lancado no Brasil. Ainda nao existem data, como voce pode ver no roadmap:

      http://download.microsoft.com/documents/en-us/dynamics/Dynamics_365_International_Availability_Deck.pdf

      []’s,
      Tiago

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.