O que é preciso para ganhar o Microsoft MVP?


Olá pessoal,

O propósito deste post é de lhe ajudar a entender melhor o programa MVP.

Irei dar a minha opinião e experiência acumulada das principais etapas e dúvidas comuns que um profissional pode ter sobre o prêmio Microsoft Most Valuable Professional!

 

Disclaimer

Como eu disse anteriormente, este post possui minha visão do programa, assim algumas coisas aqui serão minha opinião individual ou ponto de vista e não necessariamente a forma de ver de outras pessoas premiadas ou não e inclusive da própria Microsoft.

 

Um pouco de contexto…

A premiação já existe há mais de 25 anos. Em 1993, 34 profissionais inauguraram o programa, que desde então não parou de crescer e possuir mais e mais visibilidade tanto internamente (dentro da Microsoft) quanto aos olhos do mercado. Atualmente somos mais de 4.000 premiados em mais 90 diferentes países!

 

Sou/tenho/estou MVP?

Não gosto de dizer que sou um Microsoft MVP, porque na verdade o prêmio não é algo vitalício/eterno. Anualmente minhas contribuições serão avaliadas e ao final de um grande processo interno na Microsoft, sabemos se ganharemos o prêmio novamente ou infelizmente não alcançamos o que a Microsoft esperava de nós. Assim, eu prefiro dizer que tenho um MVP ou que estou MVP e que ganhei por X anos.

 

Destruindo alguns Mitos

  • MVPs são semi deuses

Muitas pessoas costumam acreditar que MVPs são semi deuses ou algo parecido, mas não se engane, eles são gente como a gente, que possuem uma enorme paixão pelo que fazem e que dia após dia continuam na missão de compartilhar isso com mais e mais pessoas.

Sim, é claro eles são especialistas no que falam, mas não pensem que eles são 100% da tecnologia em que falam, pois muitos são especialistas em sub divisões da tecnologia ou possuem o conhecimento avançadas do estrutura dorsal como um bom arquiteto. O Dynamics 365 é um bom exemplo disso, quem pode afirmar que domina plenamente todas as aplicações tecnicamente e funcionalmente? Agora, um MVP pode ser especialista em algumas aplicações como por exemplo Portais e Marketing.

  • A Microsof paga MVPs

O pilar principal do program é ter profissionais INDEPENDENTES, essa independência vale para as ideias, pois devemos ter a nossa opinião mesmo que não seja sempre favorável a Microsoft. Mas outro ponto da independência deve ao fato de ser absolutamente PROIBIDO qualquer recebimento de remuneração, seja da Microsoft ou de outras empresas e pessoas. Tudo que um MVP faz não pode ser cobrado ou pago. É claro que qualquer patrocínio que envolva o pagamento de recursos para que seja possível sua contribuição são permitidos. Alguns exemplos de patrocínio seriam pagamento dos custos de viagem, alocação de espaço para o evento, publicação de livro.

  • Preciso ter certificações?

Não existe nenhum pre-requisito para ganhar o prêmio, certificações não são consideradas para obter o prêmio, pois a certificação ajuda apenas à você mesmo, a grande ideia do programa é ajudar OUTRAS pessoas.

  • Inglês é obrigatório?

Não é obrigatório, porém com a falta dele, você ficará limitado em algumas coisas a partir de quando ganhar o prêmio, para fazer suas contribuições para o time Microsoft é necessário inglês e também para o evento anual (Summit) que é realizado em Redmond, onde todas as seções são em inglês e você precisará se relacionar com seus companheiros de prêmio.

Minha experiência nesse tópico, em meus primeiros anos como MVP meu nível de inglês era muito baixo, com isso minha ajuda fui muito limitada com o time de produto e nos Summits, mas em contrapartida eu ampliei minhas contribuições na comunidade brasileira. Dá pra ficar sem? Sim dá, mas ajuda bem se investirmos nisso.

O que preciso fazer para ganhar o prêmio?

A resposta é bem simples, o que você quiser! Sim, não existe um conjunto de itens que devem ser feitos ou quantidade. O importante é ter um grande impacto em suas ações na comunidade, sejam elas em fóruns, palestras, vídeos, postagens em um blog :), livros, traduções, mentoria, mídias sociais ou uma forma única que você tem de compartilhar sua paixão pelo que faz.

Apenas três coisas precisam ser consideradas:

  1. Como disse anteriormente tudo deve ser feito de forma 100% gratuita e sem remuneração
  2. Suas contribuições precisam ser direcionadas em uma ou mais Categorias previamente aceitas:
  3. Você precisa de ter fatos que comprovem sua contribuição, assim, URLs, fotos, documentos precisam ser apresentados para provar que você realizou a contribuição mencionada

Quais ações preciso tomar para ganhar o prêmio?

Se observarem a documentação oficial da Microsoft, não existe uma lista de coisas que precisam ser feitas para que possamos ganhar o prêmio. Na minha opinião é exatamente este o sucesso do programa, com três ações chegamos lá:

  1. Ser um especialista em uma ou mais tecnologias (e nem sempre precisa ser algo da Microsoft, veja a imagem acima das categorias que verá que nem tudo é Microsoft!)
  2. Compartilhar sua paixão pelo que você faz com a comunidade/grupo de pessoas de forma consistente e constante
  3. Fazer com que suas contribuições sejam avaliadas pela Microsoft

Acredito que após ler as três ações acima, dois tipos de sentimentos possam ter aparecido em você:

  • Empolgação de ver que não é algo de que você já costuma fazer, porém precisa fazer alguns ajustes para estar preparado para a avaliação. Neste caso, “pise fundo no acelerador” que sua hora está para chegar!
  • Frustração por saber que ainda não é um especialista em nenhuma tecnologia ou que ainda não compartilha sua paixão com ninguém. Te digo para não desanimar, pois ninguém que já ganhou o prêmio já nasceu um especialista apaixonado! rs Assim, dedicação é a palavra chave, não se importe em não saber de tudo, ninguém sabe de tudo! Mas não deixe que isso o impeça de começar, o começo é sempre difícil, mas sem ele não tem o meio ou o fim! Aqui vai minha experiência, eu demorei quase 2 anos para ganhar pela primeira vez, fui reprovado duas vezes para ganhar na terceira e se hoje eu posso dizer que ainda me vejo não tão especialista em umas áreas do Dynamics 365, você pode imaginar como eu era há quase 8 anos atrás?!

Como fazer a Microsoft lhe avaliar

Não é possível ser avaliado sem que exista uma referência, existem duas formas de receber uma referência:

  • Por um funcionário Microsoft OU
  • Por um MVP

Talvez para ter um relacionamento com algum funcionário da Microsoft pareça algo distante, mas não é, eles estão nos mesmo “lugar” do que nós, pois estão atuando diretamente com as mesmas tecnologias em que estamos. Assim, qualquer hora podemos nos “esbarrar” em algum deles e nosso trabalho possa ser reconhecido. O mesmo vale para um MVP lhe indicar, porém na maioria dos casos, o MVP está mais próximo de você.

As avaliações podem demorar até 3 meses para termos uma resposta.

 

Ciclo de nomeação e renovação

Para MVPs de primeira viagem, todo o primeiro dia d e cada mês a Microsoft anuncia quem são os novos premiados.

Para MVPs em processo de renovação, atualmente em 1 de julho são anunciados quem continua no programa e quem nos deixará.

 

Quais os benefícios?

Acredito que os principais benefícios são a oportunidade de previamente interagir com o time Microsoft em funcionalidades que ainda não foram lançadas, o evento anual (Microsoft Summit) em Redmond, acesso a grande maioria de produtos Microsoft de graça, descontos em certificações, créditos no Azure, entre muitos outros.

Há também benefícios indiretos, como uma maior visibilidade profissional que ajuda em uma maior valorização no mercado de trabalho.

 

Comprometimento

Ao ganhar o prêmio você precisa ter em mente do acordo que a Microsoft está fazendo com você e o que ela espera com isso.

Primeiramente, o acordo de não compartilhar nenhuma informação que ainda não tenha sido tornada pública. Alguns MVPs já perderam seus prêmios por divulgar algo que não podiam antes do tempo, sendo intencional ou não. É sempre uma via de duas mãos, direitos vem com responsabilidades.

Outro ponto que a Microsoft espera de você comportamento perante a comunidade seja público ou privado seja de adequado. Não adianta a pessoal ser a maior referência técnica se e a mesma pessoa prega assuntos polêmicos de forma não proporcional ao que deveria ser feito. Em resumo, bom senso, no que escrevemos, falamos e acima de tudo como agimos, por mais que sejamos independentes, existe um chancela da Microsoft por trás de nossas ações, é nosso dever não criar ruídos negativos e desnecessários.

 

Minhas dicas para você

  • Verifique se realmente você é apaixonado pelo que faz, a caminhada pode ser longa e cheia de obstáculos
  • Ao invés de copiar alguém, tente ser original, sua genuinidade é o seu diferencial e irá potencializar suas chances.
  • Fale sobre novidades ou assuntos pouco abordados
  • Utilize canais de comunicação que não estão sendo usados ou que ainda possuem potencial para melhorar
  • Não tenha pressa, nem tudo irá acontecer tão rápido sempre

 


Bom é isso, acho que consegui colocar os principais tópicos, o que pode ser feito e minha opinião!

Para maiores informações acesse a documentação oficial.

[]’s,

Tiago

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.