Olá pessoal,
Sei que estou bem atrasado, pois amanhã (02/08/2019) já teremos acesso prévios de algumas funcionalidades que todo o Release de Outubro / Segunda Onda (2019) está trazendo, mas vou me esforçar para ao menos agrupar as informações chave que você precisa saber sobre o novo release!
Primeiramente a Microsoft deu uma modificada na nomenclatura, estão usando a expressão de “Segunda Onda” ao invés de dizerem “Release”.
Novamente, o release é bem abrangente, não estamos falando apenas do Dynamics 365 CE apenas, as atualizações atingem toda a Power Platform. Para relembrar a plataforma possui, veja este post que escrevi anteriormente. Para visualizar o Release Notes, clique aqui!
Quais as principais novidades?
Outra vez temos uma grande quantidade de novas funcionalidades, mas vamos as que mais me chamaram a atenção:
- Interface Unificada (Unified Interface – UI) – teremos mais mudanças na UI, aliás não existe nenhuma mudança para as aplicações Clássicas, uma clara mensagem que em breve não teremos mais suporte à elas. Voltando as novidades para UI, componentes como o Fluxo de Processos Empresariais (Business Process Flow), cabeçalho dos formulários e Timeline ganharam novos recursos
- Recursos que estavam em Preview, agora serão oficialmente publicados – o novo Centro de Administração (Unified Admin Center) será efetivado em definitivo. Assim, como o Assistente de Vendas (Sales Assistant), relatório em Power BI dentro do Microsoft Portal, Agente Virtual (Virtual Agent, utilizar aplicação em Model-Driven dentro do Outlook, o PowerApps Component Framework (PCF) também terá seu lançamento oficializado.
- Digitalização de Cartões de Visita (Business Card Scan) – podemos digitalizar cartões de visita e automaticamente criar registros no Dynamics 365 CE.
- Melhorias na Qualificação de Leads e Fechamento de Oportunidade – poderemos adicionar mais customizações do que atualmente podemos fazer
- PowerApps Portal – a forma de embarcamos usuários externos de sua organização ao mundo PowerApps
- Dynamics Marketing – está ganhando mais robustez, com as funcionalidades de testar emails e envio rápidos de emails, além das pesquisas que agora irão suportar o Microsoft Forms Pro
- Integração do Microsoft Flow e Power BI – será possível acionar o Flow partindo de um relatório em Power BI
- Agente Virtual (Virtual Agent) – mais algumas melhorias no agente virtual como a entrega da sessão para um agente (handoff to a human agent)
Datas chaves para ficar atento
Esta página, é voltada exclusivamente para as datas chaves/principais datas que temos que podemos nos preparar ou realizar alguma ação.
[ATUALIZADO EM 06/Setembro/2019] Registre-se para o evento de lançamento através deste link.
Como acessar as novidades antes de Outubro (2019)?
Da mesmo forma do que na Primeira Onda (Abril Release), podemos optar (opt-in) para receber funcionalidades antes de que o release fosse disponibilizado globalmente/por completo. A data para iniciarmos este período de testes das novidades é 02/08/2019.
Pois bem, este release será desta forma, podemos testar antes do lançamento em uma instância do tipo Sandbox. Assim para atualizar, sua organização veja este post:
Ao aplicarmos a atualização, automaticamente receberemos as novas funcionalidades, para saber quais novidades iremos receber, podemos visualiza-las através do release notes ou através da documentação oficial.
Navegue até a app/produto no qual deseja visualizar as datas chaves, depois clique em “Novidades e o que está planejado”. Veja que uma lista será apresentada, para saber se poderemos ter a função no período de avaliação olhe a última coluna “Acesso Antecipado?”:
Informações importantes
A Microsoft reviu que a estratégia do Release de Abril de 2019 não foi das melhores, para isso criaram três grupos de usuários/perfis que receberão as novas funcionalidades e de que forma irão receber:
- Usuários finais – funcionalidades marcadas como usuário final serão aplicadas automaticamente e sem nenhuma ação requerida
- Administradores, criadores ou analistas – funcionalidades desta categoria serão também aplicadas automaticamente e sem nenhuma ação requerida
- Usuários finais (aprovados por um admin), criadores ou analistas – estas funcionalidades precisam ser aprovador por um administrador para que entrem em vigor
Bom é isso, eu sei que fiz uso de muitos links, mas como isso podemos utilizar este post como guia de referência!
[]’s,
Tiago