Novo Editor de Formulários foi disponibilizado globalmente!


Olá pessoal,

Desde ano passado a Microsoft começou a disponibilizar seu projeto de atualizar o editor de formulários do Dynamics 365/PowerApps Model-driven em forma de pré-visualização (preview).

A notícia que trago agora é de há alguns dias atrás, o novo editor de formulários (model-driven form designer) acaba de disponibilizado globalmente, juntamente com isso temos algumas novas melhorias!

Um pouco de contexto é sempre bem vindo

O editor clássico está presente desde a versão 2011 do Dynamics CRM, sim isso mesmo! Estamos utilizando este editor já por um bom tempo, assim a primeira coisa é de agradecer pelo seu trabalho, mas já era tempo de partirmos para algo novo!

 

O editor clássico possui algumas limitações/erros conhecidos como algumas edições não funcionam em determinados navegadores, toda vez que criamos um novo atributo, precisamos atualizar o formulário para visualizar o novo campo, a pré-vizualização do formulário não é em tempo real e também não temos a visão de como será exibido em tablets e celulares, copiar e colar, e etc.

Com o novo editor, os problemas acima foram solucionados, dentre outras melhorias! Deste modo, em esta será a forma de editar formulários daqui para frente! A única funcionalidade que ainda não está disponível no novo editor é a de editar forms do tipo Cartão (Card forms), para este tipo, ainda precisando utilizar o editor antigo… por enquanto e pouco tempo.

Novas funcionalidades que chegam conjuntamente com o disponibilização global

  • Fácil localização e adição de componentes no formulário – podemos pequisar pelo tipo de componente e adicioná-lo no formulário de forma muito mais intuitiva do que anteriormente
  • Adicionar componentes em um campo – um campo/atributo pode conter um ou mais componentes gráficos, podemos agora adicioná-los através das propriedades do campo ou pela aba Componentes
  • Adicionar sub-grids, formulário de Visualização Rápida (Quick view), lookups – mesmo parecido com a forma que fazíamos no editor antigo, mas com o drag-drop e pré-visualização dos registros para nos ajudar (no caso dos sub-grids)
  • Criar novo atributos enquanto estamos editando o formulário – como eu disse anteriormente, isso é um grande ganho, podemos criar campos no próprio formulário e adicioná-los sem termos que atualizar ou publicar o formulário

 

Como utilizar?

É bem simples, basta navegarmos até https://make.powerapps.com, selecionarmos o ambiente em que queremos trabalhar. Em seguida temos duas possibilidades:

  • Podemos criar uma solução e adicionar as entidades que desejamos criar/editar os formulários OU
  • Simplesmente editar o formulário na solução padrão (default)

Vou demonstrar neste post como fazer através de uma nova solução, assim dentro de make.powerapps.com clique em Solutions:

Em seguida clique em “New solution“, preencha as informações necessárias e confirme.

Agora, vamos adicionar a entidade em que desejamos editar um formulário, clique em “Adding existing” e selecione “Entity“, selecione a entidade que quiser, eu selecionei Cliente Potencial (Lead):

Para editar a entidade clique sobre o nome dela, depois selecione a aba “Forms” e abra o formulário que deseja editar:

Eu escolhi o formulário “Lead” para editar, assim faça suas mudanças ou testes, por fim salve e publique suas alterações!

Pronto! Você editou seu primeiro formulário Dynamics 365 CE/PowerApps Model-driven com o novo editor!

Para maiores informações veja um overview das funcionalidades através do documento oficial.

[]’s,

Tiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.