AI Builder


Olá pessoal,

Durante os últimos dias venho estudando sobre o Construtor de Inteligência Artificial (AI Builder), este ferramenta de machine learning que embora ainda em preview, já mostra grande potencial de uso. Assim, neste post irei falar um pouco sobre AI Builder e seus tipos de modelos existentes. Para depois iniciar uma série com exemplos práticos de cada modelo.

O que é AI Builder?

AI Builder é um serviço da Power Platform no qual criamos e treinamos modelos para que a inteligência artificial seja capaz de prever comportamentos, padrões e objetos quando confrontamentos nossos modelos a um valor nunca visto. Em outras palavras, trata-se de um serviço de IA que aprende a determinar resultados/probabilidades com base de dados aprendidos em uma etapa de treinamento.

Ainda em preview (por pouco tempo)…

Atualmente o construtor de IA encontra-se em preview para Estados Unidos e Europa, porém estamos bem próximos da disponibilização global em definitivo que irá ocorrer em 1 de Outubro de 2019.

Mas nada impede de iniciarmos os trabalhos, basta criarmos um ambiente em uma dessas regiões, vá no Administrador da Power Platform e crie seu novo ambiente:

Depois confirme que o AI Builder está habilitado, clique no novo ambiente, depois já em Settings > Features:

Tipos de Modelo

Existem 4 modelos que podemos construir, aqui vão eles:

  • Classificação Binária – utiliza uma base de dados já existente para criar padrões que irão prever qual a categoria que determinado corresponde em forma binária (sim/não). Em outras palavras, através de uma base de dados a IA começa a encontrar padrão que resultam em um resultado de sim ou não.

  • Processamento de Formulários – este modelo aprende a interpretar formulários, transformando texto documentos em informações que posteriormente podemos armazená-las em uma base de dados. Basta simplemente indicarmos onde encontra-se os valores em que desejamos recuperar e o IA irá interpretá-los!

  • Detecção de Objetos – através de uma biblioteca de imagens podemos criar um modelo que determine que objeto encontra-se na imagem à ser detectada, bem como a quantidade de incidências do objeto presentes na imagem à ser ser detectada.

  • Classificação de Texto – é um dos fundamentos de Processamento de Linguagens Naturais, no qual consiste em utilizamos tags para criar categorias, depois treinamos o modelo através de textos relacionados a cada tag afim de interpretar o valor/peso daquela frase/sentimento.

Legal posso criar modelos de IA, mas o que fazer depois?

Após criarmos e treinarmos nossos modelos, o próximo passo é aplicá-los na prática, por enquanto podemos consumi-los através do PowerApps e Flow.

Futuro e minhas impressões

Ainda existe muito material para ser lido, escrito e compreendido sobre AI Builder, mas trata-se de algo que vem para ficar e muito ainda será investido à respeito. Inteligência Artificial é a bola da vez e mais e mais dela teremos por todo ecossistema Microsoft. Acredito que AI Builder ainda tem muito para evoluir, como por exemplo: Como utilizar novas capturas para retro alimentar a base já treinada? Pois o próprio AI Builder poderia detectar que o modelo treinado está retornando poucos resultados nas suas recentes detecções, sugerindo/retro alimentado o modelo atual.

Mas de forma geral as atuais funcionalidades podem já serem utilizadas em variados cenários e sempre tendo a vantagem de termos uma plataforma inteira no background. É simplesmente fantástico criar um modelo com alguns cliques e depois utilizá-los em uma PowerApps com outras poucos cliques e digitações!

Vamos ver o que vem à seguir…

Mais informações:

https://powerapps.microsoft.com/en-us/ai-builder/

https://powerapps.microsoft.com/en-us/blog/introducing-ai-builder-for-powerplatform/

[]’s,

Tiago

 

2 comentários em “AI Builder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.