Pessoal,
No post anterior, criamos um SLA Padrão, bem como seus Itens de SLA.
Agora chegou o momento de usarmos a funcionalidade de Pausa.
A partir do CRM 2015, temos a possibilidade pausar uma ocorrência, o administrador do CRM, pode definir quais valores serão aceitos como “pausa”. Os valores apresentados levam em relação o atributo Razão do Status (statuscode) da entidade Ocorrência, quando o Status (statecode) possui o valor “Ativo”, ou seja, apenas ocorrências no Status “Ativos” poderão ser pausadas. O fato importante desta abordagem é a possibilidade de criarmos novos valores no atributo Razão do Status, de acordo com a necessidade da área de negócios da companhia.
Para selecionar os valores da Razão do Status que poderão ser pausar a ocorrência, precisamos navegar em Configurações > Gerenciamento de Serviços > Contratos de Nível de Serviço > Parâmetros de Configuração de Serviço:
Vale lembrar que faz sentido termos um ou mais valores não selecionados como válidos para a Pausa, pois temos que ter valores que o tempo deve ser contabilizado. No exemplo acima, deixei o valor “Em Andamento” não selecionado, ou seja, toda vez que a ocorrência estiver com este valor o tempo será levado em consideração, nos demais valores os contadores de SLA será pausados!
Para avaliarmos as configurações que fizemos anteriormente, precisamos criar uma ocorrência. Ao salvar automaticamente o valor do atributo Razão do Status será “Em Andamento” e o tempo será contabilizado:
O responsável pela ocorrência pode julgar a necessidade de outras informações que o SLA não deve ser contabilizado. Este processo pode ser automatizado, por exemplo, um workflow verifica se determinados campos da ocorrência foram previamente preenchidos, caso não, altera o valor do atributo Razão do Status. Com a edição da Razão do Status, para o valor “Aguardando Detalhes” (por exemplo). Ao salvar, teremos o resultado abaixo:
Após localizar as informações faltantes, a Razão do Status poderá voltar para o valor “Em Andamento”, contabilizando assim o tempos de SLA novamente!
Vale lembrar a pausa sempre respeitará todas as configurações de dias/horários comerciais e feriados cadastrados no CRM. São uma combinação de fatores, pois será considerado o horário de trabalho do responsável pela ocorrência, o horário comercial definido no SLA e os feriados cadastrados no sistema. Assim, acredito que o trabalho mais dificil e complexo nós não conseguimos visualizar, mas ele é realizado internamente pelo CRM, nosso papel é de apenas configurar as variáveis e deixar o CRM controlar os prazos!
Acredito que ainda falte mais um post à respeito de SLA’s, que seria utilizar SLA’s relacionando aos Direitos (Entitlements). Desta forma, chegaremos ao “suprassumo” do atendimento ao Cliente, pois os Direitos serão direcionados a um cliente específico!
Este post termina aqui!
[]’s,
Tiago Cardoso
Ótimo post Tiago! uma duvida, poderíamos criar um SLA que já seja startado num status de pausa, isso funcionaria bem?
CurtirCurtir
Ola Rodrigo, podemos fazer isso de multiplas formas, porem acredito que a mais facil, seja, incluir como status de pausa o valor “Em Andamento” (In Progress). Assim, a ocorrencia sera criada mais ficara pausada!
SLA
[]’s,
Tiago
CurtirCurtir