CRM – Trabalhando com USD Replacement Parameters

Pessoal,

Um pouco foi dito sobre os Replacement Parameters no post inicial sobre os Componentes do USD

Bom, como disse anteriormente os Replacement Parameters são objetos e suas propriedade que ficam dentro do contexto de execução do USD, deste modo, podem ser lidos e alterados com nossas customizações. Fazendo um paralelo com .NET, Sessions possuem a mesma funcionalidade do que o Replacement Parameters!

Acredito que todos os controles do USD possibilitem o uso do replacement parameters, pois podemos utilizá-los para compor nomes de componentes, definir condições de visualização e habilitação de ações, acessar páginas passando parâmetros que foram disponibilizados no contexto da sessão, entre outras possibilidades.

Antes de criar alguns exemplos, uma breve explicação de onde e como visualizar os valores de contexto do USD. Inicialize o USD e abra o Debugger, clique depois na aba “Data Parameters”:

replacement_parameters_3

Cada objeto pode ser expandido, assim, conseguimos visualizar os valores de cada propriedade, veja o objeto “account”:

replacement_parameters_4

Agora que sabemos onde localizar os valores de contexto, vamos fazer alguns exemplos reais:

1 – Nome de Exibição Dinâmico

replacement_parameters_1

Um controle como por exemplo é o hosted control pode por necessidade de negócio ter que possuir um nome de apresentação (Display Name) dinâmico para cada vez que é invocado no USD.

Para isso, podemos fazer uso do contexto/sessão do USD (replacement parameters), recuperando propriedades de um objeto, que será visualizada no nome de exibição do hosted control, que nada mais é do a utilização do contexto como valor do atributo Display Name:

replacement_parameters_2

2 – Validações de Condicionais

replacement_parameters_6

Podemos fazer uso de valores do contexto para determinar se controles devem ser visualizados ou ações executadas. Na imagem acima, inseri um caixa vermelha para representar um botão que não foi apresentado na inicialização do USD.

Para fazermos isso, abri o controle ao qual desejava criar a validação, neste caso um toolbar button, e no atributo “Visible Condition”, informei:

[[$Context.address1_composite]]!=""

Veja o toolbar button:

replacement_parameters_5

Neste exemplo estou usando o objeto “Context” que recebe todas as informações de um cliente após o início de um atendimento do operador. Poderíamos utilizar qualquer objeto do contexto para esta validação.

Temos que ficar um pouco atentos com a sintaxe, usa-se sempre o duplo colchetes “[[” para recuperar o objeto/propriedade e deve finalizar-se também com o duplo colchetes “]]”, no caso dos objetos que são System Replacement Parameters, como é o caso do “Context”, devemos iniciá-lo com o cifrão “$”. Os demais objetos basta acessá-los apenas com o uso dos colchetes.

Para utilizarmos operadores condicionais (AND ou OR), devemos seguir a sintaxe abaixo:

AND

[[account.name]]!="" & [[account.address1_composite]]!=""

OR

[[account.name]]!="" | [[account.address1_composite]]!=""

Para que o toolbar button “Bing Maps” fique visível, precisamos iniciar um sessão de atendimento ao cliente, pois neste momento o contexto receberá as informações do cliente (o atributo “address1_composite” representa o agrupamento das informações de endereço do cliente).

Neste exemplo, não vou entrar nos detalhes de como a sessão com o cliente foi iniciada e sim na visualização do botão “Bing Maps”. Ao ter um cliente no contexto o botão é apresentado, se verificarmos o debugger (lembre-se de atualizar), vemos que no objeto “$Context” a propriedade “address1_composite” existe e possui um valor!

replacement_parameters_7

3 – Abrir páginas com parâmetros dinâmicos

replacement_parameters_8

Podemos recuperar informações do contexto do USD e utilizá-las para abrir páginas com parâmetros dinâmicos. Na imagem acima, realizei um consulta no Bing, pesquisando o endereço do cliente que estão sendo atendido.

Para fazer isso, fiz uma customização na Action Call que inicializa o Bing no USD (lembre-se de criar um botão na toolbar e associa-lo ao hosted control “Bing Maps”):

replacement_parameters_9

Pronto, com isso sempre teremos a abertura do Bing com o endereço do cliente em contexto! É claro que em uma solução final, a abertura do endereço seria de forma automática e não com o uso de um botão, mas este recurso ainda será falado aqui!

Para maiores informações sobre o uso de Replacement Parameters, veja:

Replacement parameters
Use replacement parameters to configure Unified Service Desk

[]’s,
Tiago Cardoso

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, much of this period using Microsoft Dynamics CRM as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (University of Informatics and Management Paulista). I participated of different industries projects like Payments, Services, Automotive, Sales, Education, Marketing, Insurances and Manufacture of Glass. Currently, I have the honor of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM product. I have received the award since 2012.
Esse post foi publicado em Dynamics CRM e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s