Olá pessoal,
Há algum tempo escrevi uma séria de posts sobre os Processo de Negócio / Fluxos de Processo Empresarial do CRM. Porém, com o lançamento do Dynamics 365, algumas coisas mudaram desde quando eu escrevi o post anterior. Assim vou, escrever outro post com as atualizações!
Como foi dito no meu post anterior, os processos de negócio foram adicionados para possibilitar a criação de fluxos de negócio dentro de um software (no caso Dynamics 365). Assim, conseguimos adicionar uma sequência lógica, com etapas e fases que todo processo deve possuir, aproximando o software as práticas de trabalho da área de negócios.
Lembrando também como é composto um processo de negócio no CRM:
Processo de Negócio > Estágios > Estapas
Bom, primeiro vamos a alguns fatos:
- Processos de Negócio podem englobar de 1 ou até 5 entidades diferentes:
- Podemos iniciar um processo na entidade A e terminá-lo na entidade E. Pensando no CRM, podemos por exemplo, criar um processo para Clientes em Potencial e terminá-lo em uma Fatura. O fluxo seria algo como: Cliente em Potencial > Oportunidade > Cotação > Pedido > Fatura > Concluir Oportunidade (meu processo tem 6 estágios, mas 5 entidades diferentes!);
- Uma entidade pode ter de 1 ou até 10 processos de negócio simultâneos:
- Podemos ter processos diferentes para o mesmo tipo de registro. Por exemplo, cada equipe de nosso gerenciamento de ocorrências possui um fluxo diferente, pois o trabalho a ser executado envolverá atividades, etapas ou estágios diferentes das outras equipes. Ou em casos em que o tipo de fluxo varia de acordo com o andamento da ocorrência;
- Apenas entidades customizadas e nativas (veja a lista à seguir) que podem ter seus formulários editados podem utilizar os processos de negócio:
- Conta (Account)
- Compromisso (Appointment)
- Campanha (Campaign)
- Atividade de Campanha (Campaign Activity)
- Resposta da Campanha (Campaign Response)
- Concorrente (Competitor)
- Contato (Contact)
- Direitos (Entitlement)
- Fax
- Ocorrência (Case)
- Fatura (Invoice)
- Cliente em Potencial (Lead)
- Carta (Letter)
- Lista de Marketing (Marketing List)
- Oportunidade (Opportunity)
- Telefonema (Phone Call)
- Produto (Product)
- Item da Lista de Preço (Price List Item)
- Cotação (Quote)
- Compromisso Recorrente (Recurring Appointment)
- Literatura de Vendas (Sales Literature)
- Atividade Social (Social Activity)
- Pedido (Order)
- Usuário (User)
- Tarefa (Task)
- Equipe (Team)
- Um estágio pode ter de 1 à 30 etapas;
Bom, agora vamos a algumas novidades que vieram com o Dynamics 365!
- Novo visual dos Processos de Negócio
Houve uma pequena melhoria na renderização dos processos de negócio, como a mudança de cores. Além disso, para avançar um etapa devemos clicar no link “Avançar Etapa” (Next stage), logo abaixo do fluxograma:
- Novo visual do construtor de Processos de Negócio
Primeiramente temos um boa mudança no visual do construtor de processos, a sequência ficou bem mais visual e pode ser facilmente customizado com o uso de “drag and drop” dos componentes (pode ser visualizado na primeira imagem deste post!)
- Processos Concorrentes
Podemos agora ter processos simultâneos para a mesma entidade. Por exemplo, uma oportunidade pode estar no estágio B do processo de trabalho A e ao mesmo tempo estar no estágio D do processo B! Para visualizar/trocar o processo basta navegarmos pela barra de comandos e clicar em “Processos > Trocar Processo” (Switch Process):
Ao fazer isso, podemos ver todos os processos disponíveis para esta entidade:
- Abandonar um Processo de Negócio
Caso em determinado estágio o fluxo do processo de negócio não seja mais necessário (não importando o motivo), podemos abandonar o processo. Para fazer isto, navegue pela barra de comandos e clique em “Processos > Abandonar” (Abandon).
Para visualizar os processos abandonados devemos navegue pela barra de comandos e clique em “Processos > Trocar Processo” (Switch Process) e depois clicar em “Processos Arquivados” (Archived Process):
Nota: Vale lembrar que estou falando em abandonar um processo ao nível de um registro e não abandonar/desativar um processo como um todo (ao nível da entidade)
Um processo abandonado pode ser visualizado, mas não pode ser editado:
Caso necessário, podemos reativá-lo através da navegação na barra de comando, clicando em “Processos > Reativar” (Reactivate).
- Acionar workflows em um Processo de Negócio
Talvez uma das maiores melhorias, caso necessário, podemos acionar workflows em determinadas estágios de nosso processo, sendo em seu início ou quando ele for concluído:
Bom é isso, é um bom começo para quem pretende fazer uso das novas funcionalidades. Para maiores informações:
Create a business process flow
[]’s,
Tiago