Dynamics 365 – Regras de Negócio (Business Rules)

Olá pessoal,

Estava lendo sobre algumas novidades do Dynamics 365 e me deparei que eu nunca havia escrito nada sobre Regras de Negócio*! :(

business_rules_1

*Regras de Negócio e Regras Empresariais são a mesma coisa, mas não vejo sentido para a tradução de “Business Rules” ser Regras Empresariais, assim, vou usar o termo Regras de Negócio!

Primeiro vamos ao propósito da funcionalidade…

Bom a ideia básica quando criaram as Regras de Negócio foi proporcionar ações no formulário do CRM sem a necessidade de programação (como JScripts e em alguns casos Plugins).

Muitas operações simples necessitavam de programadores para a execução delas. Além disso, por muitas vezes os programadores estão envolvidos em atividades mais complexas e com maior valor agregado do que simplesmente esconder um campo quando terminada ação ocorre. Com as Regras de Negócio podemos economizar uma boa quantidade de horas de desenvolvimento e ter um melhor aproveitamento dos profissionais do Dynamics.

Atualmente possuímos o seguinte conjunto de ações que podem ser executadas:

business_rules_2

  • Atribuir valor a campos
  • Limpar o valor dos campos
  • Definir como os campos como obrigatório/não obrigatório para o preenchimento
  • Exibir e ocultar campos
  • Habilitar e desabilitar campos para o preenchimento
  • Validar os valores informados e retornar mensagens de erro
  • Criar recomendações de preenchimento para enriquecer a experiência de uso

Como eu disse anteriormente a ideia é minimizar os esforços de desenvolvimento, por isso, a quantidade de funções não atenderá todos os cenários de automação/validação dos formulários, mas certamente é muito útil na maioria dos casos!

Lembrando como é composto uma Regra de Negócio no CRM:

Regra de Negócio > Condição (que por sua vez possui as Regras da condição irá desempenhar) > Ações

Bom, agora alguns exemplos para relacionar funcionalidades com a parte prática!

Assim como meu post sobre Processos de Negócio, as Regras de Negócio tiveram seu editor melhorado (visual e usualmente) desde o lançamento do Dynamics 365. Visualmente o mesmo conceito foi aplicado. Muito drag and drop e controles visuais.

Alguns pontos importantes antes de começarmos:

  • Regras de Negócio são vinculadas a entidades, assim, cada entidade pode ter suas regras de negócio, mas regra de negócio da entidade A não pode ser usada na entidade B;
  • As regras negócio podem ser aplicadas e um ou todos os formulários que a entidade possui;
  • Não podemos ter mais do que uma condição (condicional) na inicialização da regra de negócio. Outras condições podem ser inseridas após a de inicialização, mas apenas uma única para iniciar.
    • Por exemplo, queremos que caso o campo Número de Funcionários da entidade Cliente em Potencial for maior do que X algumas ações devem ser executadas. Mas também queremos que caso a Cidade do Cliente em Potencial seja “São Paulo” outras ações devem ser executadas. Para solucionar este cenário precisamos de duas regras de negócio independentes, afinal faz sentido não é, pois são regras diferentes, então devem estar separadas.
    • Agora, aproveitando o cenário anterior, quando o Número de Funcionários for mais do que X fazemos algumas ações, mas gostaríamos também de validar se a Cidade é “São Paulo”. Neste cenário, podemos criar a segunda condição, pois ela é executadas após a primeira;
    • Por fim, todo cenário pode ter mais do que uma solução, poderíamos chegar ao extremo de adicionar uma condição, porém, esta teria mais do que duas Regras

Um exemplo bem trivial de como usamos as regras de negócio. Vou criar para a entidade Ciente em Potencial.

Primeiramente, precisamos definir o que nossa condicional (regra de negócio) irá analisar para iniciar as ações. No meu exemplo, coloquei para quando o atributo “Número de Funcionários contiver valor”:

business_rules_3

Depois, inserimos nossas ações. Como todo fluxograma, podemos ter ações para o resultado positivo e também para o negativo. No exemplo, irei deixar o campo “Nome da Empresa” obrigatório para quando a condicional for positiva e não obrigatório para quando negativa:

business_rules_4

PS: Note que existe um quadro na parte debaixo da tela, as informações vão sendo adicionadas de acordo com no fluxo acima. Nas versões anteriores, as regras de negócio eram criadas apenas com a ideia deste quadro! Agora está tudo invertido, o visual vem em primeiro lugar! Muito mais fácil para quem não entende nada de lógica de programação!

Bom de agora em diante, podemos criar outras ações e condições a partir da condição inicial. Neste exemplo foi parar aqui. Então salve e ative o fluxo. Ao abrir o formulário no CRM, veremos algo assim:

business_rules_5

business_rules_6

Simples não? Antigamente precisaríamos de algumas linhas de JScript para isso…

Além da melhoria no editor citada anteriormente que foram lançadas com o Dynamics 365, a possibilidade de criar recomendações de preenchimento foram outra grande novidade. A ideia é alertar/sugerir alguns preenchimentos de campos baseado em alguma inteligência. Por exemplo, podemos sugerir que o País de uma Conta é os Estados Unidos quando o Estado informado for “WA” (Washington).

No exemplo a seguir vou criar a recomendação acima. Nossa condição verificará se o valor do campo “Estado” é “WA”, isso pode indicar que o país é os EUA (minha ideia foi bem básica, mas só para exemplificar mesmo).

business_rules_7

Bom, a condição sendo verdadeira quero fazer uma recomendação, para alertar que possivelmente o país é os EUA:

business_rules_8

Bom, agora é só salvar e publicar. Ao abrir uma conta e preencher o estado com o valor “WA”, veja o resultado:

business_rules_9

Bom por hoje é isso! Para maiores detalhes:

Create business rules and recommendations to apply logic in a form

[]’s,

Tiago

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, much of this period using Microsoft Dynamics CRM as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (University of Informatics and Management Paulista). I participated of different industries projects like Payments, Services, Automotive, Sales, Education, Marketing, Insurances and Manufacture of Glass. Currently, I have the honor of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM product. I have received the award since 2012.
Esse post foi publicado em Dynamics 365 e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Dynamics 365 – Regras de Negócio (Business Rules)

  1. rogeriodalcin disse:

    Fala Tiago, tudo bem? Partindo do cenário que este novo layout me parece ter como base o layout dos WorkFlows no MDM, não é de duvidar que em algum momento os WorkFlows do CRM também serão migrados para este novo formato.. quem sabe né rs

    Curtir

  2. Pingback: Links Úteis – I LOVE CRM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s