CDS – Common Data Service


Olá pessoal,

Bom, como eu mencionei no post anterior sobre Business Application Platform, havia muito mais para ser dito sobre o Common Data Service ou CDS. Neste post, irei aprofundar sobre as principais mudanças e colocar um pouco de minha percepções!

 

 

Da mesma forma que falei sobre Business Application Platform, o CDS não é algo novo que foi disponibilizado com o Dynamics 365 Spring Release (9.0.2), é algo que já existia anteriormente. Porém entrou em um novo patamar quando, foram anunciadas suas mudanças no PowerApps Spring Release, bem como o próprio Spring Release do CDS. Ai boa parte da comunidade começou a “coçar a cabeça”, para entender bem onde ele e como ele se encaixaria na plataforma como um todo (acredito que tenha passado este conceito no post anterior).

Lendo o PowerApps Release Notes…

Quando comecei a ler, por mais que a mensagem seja, estamos trazendo o PowerApps para a mesma plataforma do Dynamics 365, fiquei com o sentimento de que o Dynamics 365 estava se fundindo ao PowerApps, sendo assim um componente do PowerApps, pois se observarmos as “novas funcionalidades”, são praticamente todas providas do Dynamics, não é?

Continuando com a leitura, as informações vão se desenrolando e no fim fica claro que na verdade nem o PowerApps nem o Dynamics 365 estão se fundindo em uma única aplicação, mas sim compartilham uma única e comum camada de dados disponibilizada em forma de serviços, o CDS!

Assim quando lemos que o PowerApps ganhou as funcionalidade de criar workflows, fluxos de negócio, SDK para desenvolvimento avançados, camada de segurança robusta, campos calculados e etc, nos parece muito familiar não?! Não é nada novo pessoal, o core do Dynamics entrou em um novo patamar, suas funcionalidades foram são expostas no PowerApps pois temos o CDS como a base da plataforma!

Assim o PowerApps fica ainda mais poderoso como uma ferramenta voltada para power users!

Com toda essa conversa de plataforma única e facilidade de criar suas aplicações utilizando PowerApps, um velho conhecido volta a cena… xRM!

Sim o xRM está mais do que de volta e dessa vez podemos realmente dizer que temos uma solução madura para isso, pois usar o Dynamics CRM (na época) para adapta-lo a uma vertical não era bem um xRM. Estava mais para um CRM adaptado para outra vertente, mas com uma profunda herança do CRM em cada movimento a ser dado.

Agora com o CDS realmente podemos ter um xRM baseado no Dynamics, sem ter que usar nenhuma parte do Customer Engagement (antigo Dynamics CRM), além disso o modelo de licenciamento foi atualizado para permitir que apenas uma licença do PowerApps seja necessária caso não exista a intenção de user nenhuma app do Dynamics. Sim, isso mesmo, podemos construir uma completa nova aplicação no PowerApps baseada no Dynamics, mas sem utilizar o Dynamics ou sua forma de licenciamento!

A minha última afirmação parece tentadora não é? Mas vale lembrar que todas as atuais e ainda por vir apps do Dynamics são produtos prontos e completos, que após vários anos de continua evolução chegaram onde chegaram. Recomendo não sair criando tudo novamente apenas por que o componente XYZ do Dynamics não é do jeito que o cliente está desejando, ou pior, criar uma app de vendas que simplesmente imita a já existente. A ideia de xRM não é essa, a linha de raciocínio deve ser outra, ok?

Não se esqueça que existem dois tipos de CDS: CDS for Apps e CDS for Analytics!

Não quero tirar a importância do CDS for Analytics, porém por ainda não ter sido disponibilizado para o público em geral, existem poucas informações para serem compartilhadas . Assim, todo este post foi falado apenas sobre o CDS for Apps. Acredito que o nome de ambos CDS já auto expliquem sua principal diferença entre ambos.

Como começar a utilizar?

Bom se você está utilizando Dynamics Online em uma versão igual o superior a 9.0, você já usando o CDS e não sabia! Assim, todas entidades e atributos do CRM (Customer Engagement) estão expostos para o PowerApps! Quando abrimos uma solução, veja quem já aparece:

Bom é isso, espero ter ajudado!sprispr

Abaixo os links que utilizei para o post:

PowerApps Spring Release

CDS Spring Release

CDS for Apps (em portugues :))

CDS for Analytics

Como saber qual o melhor modelo de licenciamente para PowerApps + CDS

Licenças para PowerApps (em português!)

[]’s,

Tiago

 

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, almost of this time using Microsoft Dynamics CRM/365 as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (Brazil) in 2012. I really love what I do! Technology has been my interest since always. Even in a tool different world of the current. When we didn't have internet, tablets, smartphones e social networks! Although I have worked in some roles, I can't give up "the developer life". Even so far of the greatest developers. Development in general is the thing that I love to work! I started my contributions about Dynamics in 2010. At the beginning, I used to help at MSDN and TechNet forums. But now, I'm dedicating all my time in my personal blog! Currently, I have the enormous honour of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM/365 product. I have been receiving the award since 2012.
Esse post foi publicado em Common Data Service, Dynamics 365, Microsoft, PowerApps e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.