CRM 2013 – Processos (Diálogos)

Pessoal,

Dando continuidade neste série sobre os Processos (ver primeiro post), neste post, iremos falar sobre Diálogos.

Os Diálogos surgiram na versão 2011, cujo objetivo base de sua concepção foi fornecer aos usuários do Dynamics CRM uma ferramenta que auxilie a criação de scripts ou processos de trabalho para determinados cadastros, ou seja, um recurso capaz de solicitar perguntas pré-determinadas para garantir que o processo de atendimento/cadastro seja realizado satisfatoriamente.

Acredito que devam existir diversas abordagens quanto ao uso de um diálogo, por experiência própria, sempre indico um diálogo, quando temos um processo de negócio que precisa ser executado em uma sequência absoluta (sim, com os Processos de Negócio da versão 2013, talvez possamos ter outras possibilidades, mas como nada é 100% pré-determinado seria uma alternativa boa).

Saindo do lado técnico, podemos pensar em uma operação de Call Center onde sou obrigado a perguntar 3 informações antes de continuar a abertura de um chamado, ou ainda, após a segmentação do tipo de chamado eu possa fazer 5 perguntas para o chamado do tipo A e 3 outros tipos de perguntas para o chamado do tipo B. Por fim, um último exemplo, seria uma prova, onde tenho perguntas e solicito suas respostas.

Bom, vamos à pratica, vou criar um diálogo na entidade de Contatos:

dialogos_1

Ao contrário dos fluxos de trabalho, a quantidade de campos disponibilizados é muito inferior, o nosso foco deve ficar no corpo do processo, nos Argumentos de Entrada, Variáveis e Etapas.

dialogos_2

Para fins de demonstração vou criar um exemplo bem simples, onde solicito algumas informações e depois armazeno no próprio formulário de contatos.

Primeiro clique em “Adicionar Etapa”, depois em “Página”, uma nova página será adicionada em nosso processo. Agora precisamos adicionar as perguntas (Solicitações de Resposta). Clique em “Adicionar Etapa”, depois em “Solicitações de Resposta”. Por fim, devemos inserir as perguntas, para isso clique em “Definir Propriedades”, uma nova tela será apresentada:

dialogos_3

Vejam que na imagem acima eu já realizei o preenchimento, não existem muita dificuldade é bem intuitivo, podemo ter diversos tipos de dados que a pergunta pode solicitar e também podemos usar o contexto do registro para trazer informações do próprio CRM.

Após cadastrarmos algumas perguntar, teremos algo assim:

dialogos_4

Agora que terminamos as perguntas desta página, podemos armazenar as respostas na própria entidade ou em suas adjacentes, para isso devemos criar uma rotina de atualização. Primeiramente não se esqueça de selecionar toda a página clicando no texto “Página“, logo abaixo das Etapas, agora, clique em “Adicionar Etapa”, “Atualizar Registro” e por fim, em “Definir Propriedades”.

Uma nova tela será exibida, para utilizarmos os resultados das perguntas realizadas pelo diálogo, devemos navegar até “Localizar” e depois visualizar os “Valores Locais”, lá teremos as respostas:

dialogos_5

 

Após realizarmos o “de para”, nosso trabalho está concluído, podemos publicar (Ativar) o processo e navegar até um registro da entidade Contato e executarmos o diálogo:

dialogos_6

Selecione o diálogo e a seguinte tela será apresentada:

dialogos_7

Após a finalizarmos o diálogo, e atualizarmos a página, podemos observar que as respostas foram armazenadas no formulário:

dialogos_8

 

Pronto, com isso chegamos ao final da demonstração. Vale lembrar que podemos executar os diálogos automaticamente ao abrir o formulário fazendo uso de um pouco de JScript, bem como podemos ter regras de encadeamento complexas, várias páginas e outros tipos de campos que não demonstrei aqui, mas é só uma base para iniciarmos a utilização.

O próximo post e  processo será sobre Processos de Negócio (Fluxo do Processo Empresarial).

[]’s,

Tiago Cardoso

Anúncios

Sobre Tiago Michelini Cardoso

I have been working with IT since 2006, much of this period using Microsoft Dynamics CRM as a source of solutions. I graduated in Bachelor of Information Systems at FIAP (University of Informatics and Management Paulista). I participated of different industries projects like Payments, Services, Automotive, Sales, Education, Marketing, Insurances and Manufacture of Glass. Currently, I have the honor of being the only Brazilian who got the award for Microsoft MVP (Most Valuable Professional) for Microsoft Dynamics CRM product. I have received the award since 2012.
Esse post foi publicado em Dynamics CRM e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s